Institucional

O Plena nasceu de um desejo simples: discutir o envelhecimento de maneira ampla, diversa e sobretudo, inclusiva. Ok, parece algo corriqueiro, certo? Mas não é. A velhice ainda é sim, um tabu; velhos continuam sendo confinados em asilos que são verdadeiros ‘depósitos’.  A maioria das pessoas olha para os velhos com desprezo e é claro que esse desprezo se reflete na forma com a qual a mídia, as empresas, a publicidade e toda a sociedade, enfim, lida  com a velhice.

Foi isso que levou o fundador do Plena, Wanderley Parizotto ( economista formado pela PUC e pós-graduado em planejamento econômico pela FEA-USP)  a criar  este portal e a convidar outras pessoas  a participarem dele.

Pois nós do Plena queremos  contribuir para mudar a ideia que se tem da velhice e, mesmo que seja um trabalho minúsculo, queremos incluir todo tipo de assunto possível aqui nas nossas páginas. Pois se todos os assuntos são permitidos quando se fala de juventude, adolescência, economia, política, alimentação, sexualidade, entre tantos outros, porque não falar de tudo quando se fala de velhice?

Assim, queremos falar de dinheiro e aposentadoria, mas também de viagens e relacionamentos amorosos e sexuais; de beleza e arte; de alimentação e arquitetura; fotografia, literatura, turismo, psicologia; ciência, descobertas; pesquisas e tecnologia; animais de estimação, crianças, direito; lazer; educação…  Afinal, enquanto vivos, todos nós estaremos cercados por tudo que o mundo oferece de forma constante, então, porque falar somente de doenças ou aposentadoria? Ou de avós que cuidam dos netos? E as avós que gostam de namorar ao invés de fazer isto? Devem ser ignoradas? Todos os tipos e formas e jeitos de envelhecer estarão aqui no Plena.

Diante disso podemos ‘dizer’ que nossa missão é sermos uma revista virtual que tem como  objetivo mostrar tudo que se refere à velhice e tudo que pode interessar aos mais velhos. Também  queremos informar, discutir e apresentar possibilidades que criem meios de interação entre  todos: velhos e jovens;  grupos e associações etc.

Você leitor ou leitora, independentemente de sua idade, é muito bem vindo. Venha nos ajudar a ‘falar’ sobre a velhice, a tirá-la da seção dos assuntos ‘tabu’ . A gente acredita que a velhice é só mais uma etapa da vida que pode (e deve) ser vivida com prazer, alegria e disposição.

Se você se identificou com a nossa proposta, se quer nos ajudar a levar adiante nossa ideia ou se quer somente bater um papo conosco envie um e-mail para mim que teremos prazer em respondê-lo.

Um abraço e seja bem vindo!

Ana Claudia Vargas – editora  / ana.vargas@portalplena.com.br

As outras pessoas que fazem o Plena: 

  • Mariana Machado Parizotto – Jornalista formada pelo Mackenzie.
  • José Armando Simões –  Médico formado pela Escola Paulista de Medicina, pediatra e psicanalista.
  • Marcos Fernandes –  Economista formado pela USP, com pós doutorado pela Universidade de Londres e professor de doutorado da FGV.
  • Humberto D’Ambrosio –  Publicitário, formado pela ESPM.
  • Marta Peixoto –  Dentista formada pela USP.
  • Odete Godoy Pinheiro –  Ex-Presidente do Conselho Regional de Psicologia e professora da PUC-SP.
  • Nelson Carvalhaes Neto –  Médico geriatra formado pela Escola Paulista de Medicina.
  • Silvio de Souza Queiroz –  Administrador de empresas especializado em Turismo, formado pela Universidade de Cornell.
  • Neide Castro Simões –  Professora formada pela PUC.
  • Ivan Sakamoto –  Neurologista, formado pela Escola Paulista de medicina, médico do Núcleo da Memória do Hospital Albert Einstein