Autor vencedor, entre outros, do Prêmio Jabuti, realizará uma série de encontros para ampliar o acesso de crianças de aldeias do Pico do Jaraguá à literatura
Um projeto cultural inspirador pretende ampliar o acesso de crianças indígenas à literatura e contribuir para a formação de novos autores. Viabilizado pelo ProAC 2024 e o Fomento CULTSP, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, o projeto “Encontros Literários para a Infância com Cristino Wapichana“, reunirá ao longo de quatro meses alguns dos mais importantes escritores indígenas brasileiros com crianças das aldeias Guarani do Pico do Jaraguá.
Liderado por Cristino Wapichana, vencedor do Prêmio Jabuti 2025 na categoria Juvenil e também laureado internacionalmente com a Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan na Suécia, a ação atenderá crianças das comunidades Tekoa Yvy Porã, Tekoa Pyau, Tekoa Ytu e Tekoa Itawera. As atividades incluem visitas à livraria Pé de Livro, especializada em literatura para crianças e jovens, oficinas de escrita criativa nas aldeias, contações de histórias em escolas públicas, além de um seminário de encerramento na Biblioteca Mário de Andrade.
“Este projeto vai muito além da simples promoção da leitura e o aproximar a oralidade da escrita, a representação das histórias em ilustrações. Estamos criando um espaço de protagonismo para as narrativas indígenas e permitindo que crianças indígenas e não-indígenas se reconheçam como parte de uma mesma história, da única humanidade, onde todos possuem potencialidades, belezas e sensações iguais”, explica Cristino Wapichana. ” A literatura tem o poder de desconstruir estereótipos e criar pontes entre culturas e sobretudo, unir ideias e ideais, para uma vida melhor entre gentes, bichos e a saúde do planeta.”
Criado em parceria com a gestora cultural Eliene Rodrigues de Oliveira o projeto abriu as atividades na EMEF Professor Aldo Ribeiro Luz, no Jaraguá, que contou com a participação de 430 crianças e professores. O entusiasmo foi evidente, com alunos interagindo ativamente durante as contações de histórias e fazendo perguntas sobre a cultura indígena.
Programação confirmada:
JUNHO
- 18/6 (10h e 14h): Crianças guarani vão à Livraria Pé de Livro – encontro com a autora Auritha Tabajara
- 25/6 (10h e 14h): Crianças guarani vão à Livraria Pé de Livro – encontro com Cristino Wapichana
JULHO
- 14 (10h30): Oficina de Escrita Criativa “Arte e Saúde: diálogos entre as medicinas formais e originárias guarani” na E.E.J. Djekupe Amba Arandy – TI Jaraguá com a médica wapichana Vitória Santos e representante indígena da comunidade local
- 15 (14h): Contação de Histórias com a professora indígena wapichana Claudete Santos e lançamento do livro “Masuwik” com Cristino Wapichana na Livraria Pé de Livro
AGOSTO
- 28/8 (10h e 14h): Crianças guarani vão à Livraria Pé de Livro – encontro com Márcia Kambeba
SETEMBRO
- Dia e horário a confirmar: Crianças guarani vão à Livraria Pé de Livro – encontro com Kaká Werá
- Dia e horário confirmar: Seminário “Tendências da produção da literatura indígena para crianças” na Biblioteca Mário de Andrade
Ao final do ciclo de encontros, cada aldeia participante receberá uma minibiblioteca com títulos selecionados especialmente para as crianças, criando um legado permanente do projeto.
“Queremos que as crianças indígenas tenham acesso a histórias que reflitam suas próprias experiências e tradições, mas também desejamos que crianças não-indígenas conheçam essas narrativas tão ricas e importantes para nossa identidade nacional”, complementa Wapichana.
Sobre Cristino Wapichana
Nascido na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, Cristino Wapichana é um dos principais autores indígenas do país. Seu livro “Boca da Noite” foi um dos laureados na 59ª edição do Prêmio Jabuti na categoria Infantil e recebeu, na Suécia, a Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan. Em 2008 e 2014, foi indicado ao Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República por seu trabalho em prol da cultura indígena no Brasil. Em 2024, juntamente com outros autores indígenas, ganhou o Prêmio Jabuti com o livro “Apytama: Floresta de histórias”.
Sobre a Pé de Livro
Localizada na Pompeia, zona oeste de São Paulo, a Pé de Livro é especializada em literatura para crianças e jovens. Sua missão é contribuir para a formação de leitores críticos e criativos, contando com um acervo selecionado por profissionais especializados, marcado pela diversidade de temas, autores e abordagens.
Se você gosta do nosso trabalho compartilhe e comente nossas publicações! Você também nos fortalece quando curte o PortalPlenaGente+ nas redes sociais!
A gente agradece!