Realizado pelo CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura) evento mensal tem como lema permanente A (acolher); C (capacitar); E (emancipar) e O (orientar) as empreendedoras da região
Ana Claudia Vargas*
Com mais de 700 mil habitantes, Osasco está entre os maiores PIBs do Brasil, ocupa a sétima posição no ranking nacional e fica à frente, inclusive, da maioria das capitais estaduais.
No estado de São Paulo o PIB do município só perde para a capital que possui o maior PIB municipal do país.
Mas este dado não é por acaso. Ao longo dos anos, Osasco se destacou no Brasil pelas políticas de desenvolvimento econômico e fomento à tecnologia e inovação desenvolvidas e implantadas.
Além disso, a “cidade-trabalho” também se destaca pela força empreendedora de seus moradores e moradoras.
E no caso das moradoras, a cidade tem dado inequívoco exemplo de apoio e fortalecimento aos negócios realizados por mulheres através do projeto ACEO Mulher que existe desde 2022. Criado para impulsionar o empreendedorismo feminino local, o CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura)/ACEO Mulher é um ‘braço’ da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO).
Embora tenha sido idealizado durante a pandemia, foi com seu arrefecimento que o projeto começou a ganhar corpo por meio de várias ações e eventos, entre os quais se destaca o “Encontro Mulheres & Negócios” que ocorre toda última quinta-feira do mês na sede da ACEO, no bairro Bela Vista, em Osasco.
Tive a honra e o prazer de participar da última edição realizada no dia 26 de junho.
Mais que um encontro de negócios
Confesso que estava muito curiosa quando recebi o convite da minha amiga Alessandra Siqueira, empresária à frente da FUTY BIWLY – Papelaria Criativa, para participar do encontro.
Como fundadora da Araticum, editora que tem como objetivo ajudar pessoas e empresas a contarem suas histórias através de livros (saiba mais aqui), estava muito curiosa e foi com curiosidade latente que cheguei ao local do evento: a sede da Associação Comercial e Empresarial de Osasco.
Ao chegar, percebi que se tratava de algo único, pois no espaço destinado ao encontro havia empresárias de segmentos variadíssimos _ desde alimentos até vestuário; desde produtos artesanais como bolsas e bijuterias até ONGs e produtos de beleza. Ali, em um clima alegre e animado, todas elas conversavam e trocavam figurinhas, ou melhor, cartões, como se fosse algo parecido com um grande ‘recreio’ …
Mas para além do ambiente animado e acolhedor que inclui sempre um delicioso buffet, sorteio de brindes e atividades que visam aproximar as participantes, a grande base do encontro é, sem dúvida, o famoso networking, essencial para quem empreende.
A oportunidade muito bem-vinda e necessária de trocar contatos e ideias, de conhecer histórias para lá de interessantes e singulares de mulheres que foram empreender, muitas vezes, por necessidade e não para realizar ‘um sonho’ foi (é) uma das grandes surpresas do evento.
Sim, não há romantismo que resista à realidade de quem empreende e precisa lidar com inúmeros desafios. Entre emissão de notas fiscais, pagamento de boletos e a capacidade de lidar com fornecedores, clientes e gerentes de banco sem perder a classe, o caminho é longo e árduo…
Mas pode ser ao menos tranquilo quando encontramos nele companheiras de jornada que estão buscando o mesmo aprendizado e orientação que nós buscamos.
Pois é exatamente isto (entre outras ‘coisas’) que o evento “Café, Mulheres e Negócios” oferece mensalmente. De forma bastante criativa, a equipe responsável pelo projeto como um todo relacionou a sigla da ACEO (Associação Comercial de Osasco) aos parâmetros que moveram a criação da ACEO Mulher:
A -Acolher;
C- Capacitar;
E- Emancipar;
O – Orientar
Tendo à frente a empresária Regina Oliveira que fez uma palestra sobre o tema “A força do Associativismo” o encontro ofereceu a todas a oportunidade de conhecer estratégias de desenvolvimento de seus negócios, de buscar parcerias em áreas diversas, entre outros benefícios.
Buscando soluções simples e oferecendo alternativas viáveis para que as mulheres que empreendem possam levar adiante suas ideias e projetos, a ACEO – Mulher também dá uma aula de sororidade e acolhimento: como sabemos, sem essas ‘bases’ as chances de negócios feitos por mulheres darem certo são mínimas.
Portanto, convido vocês a que participem, divulguem e ajudem a fortalecer esta rede de empreendedorismo feminino que tem sido muito bem implementada e fortalecida por meio da ACEO Mulher.
Para saber mais acesse @cmecaceomulher
* Editora do PortalPlenaGente+
Se você gosta do nosso trabalho compartilhe e comente nossas publicações! Você também nos fortalece quando curte o PortalPlenaGente+ nas redes sociais! A gente agradece!