Apresentado como “ um convite para enxergar com novos olhos os pequenos hiatos do cotidiano” livro “Intervalos” engrandece os mínimos instantes do cotidiano
Ana Claudia Vargas*
O que a palavra intervalo lembra a você? A mim, lembra hora do recreio _ a pausa tão aguardada entre as aulas _ o intervalo publicitário, aquele momento que antigamente (hoje não mais) era a hora de propagandas inteligentes entre os filmes da sessão da tarde…
Mais uma pergunta: o que pode surgir durante um intervalo?
Esta pausa na qual a vida prática e objetiva, a vida tantas vezes maçante, emperrada e repleta de pequenas ruindades (boletos, sarcasmos, cartórios, metrôs lotados, aluguéis etc.) surge renovada e fresca?
Pois é esta pergunta que a escritora Cléo Busatto vem responder de diferentes maneiras neste delicioso “Intervalos”, um livro composto por contos curtos e transbordantes de vida.

Lançado em 2025, em seus relatos a autora nos leva a descobrir o mundo que pulsa dentro das pausas e dos respiros que tantas vezes deixamos passar despercebidos em nossa rotina árida, por vezes, sem graça, mas sempre imediatista.
Na verdade, a falta de graça está e em nosso olhar que de tanto enxergar somente as obviedades, por força das circunstâncias ou por preguiça mental mesmo, passeia somente sobre a superfície das coisas e deixa de perceber as muitas belezas que se escondem nas mínimas dobras da nossa existência.
E assim, como se nos pegasse pela mão, em um exercício de reconhecimento das grandes e pequenas singularidades diárias, vamos, através da leitura, adentrando um universo feito de histórias ora sensíveis e delicadas; ora intensas e profundas, mas sempre saborosas.
São contos e micro-contos que mais parecem poemas alongados e nos falam sobre assuntos tão diversos como o natal, a busca pelo equilíbrio interior, relacionamentos, a primavera, astrologia, envelhecimento, amor e sexo, plenitude, quietude, ansiedade, passarinhos e borboletas tatuadas…entre muitos outros temas.

Os assuntos são os mais variados possíveis (e impossíveis) e entremeando a variedade de observações sagazes, irônicas, sensíveis… está uma narrativa que tem em sua essência uma maneira sutil e ao mesmo tempo objetiva de nos fazer entender que há muito mais em cada ‘coisa’ (um momento, uma pessoa, o voo de um pássaro, o corpo do outro…) do que podemos imaginar.
Sim, é um clichê, mas às vezes eles precisam ser utilizados.
Contudo, neste Intervalos, não há clichês e podemos nos dar ao luxo de pausar o cotidiano e observar a realidade que nos cerca (ou as realidades que nos cercam) com um olhar atento, que foi cutucado pela autora com seu peculiar modo de nos mostrar que há uma vida pulsante, bela e digna de ser descoberta nos intervalos que compõem nossa vida.
É um mosaico de mil cores vívidas que prende nossa atenção do começo ao fim este livro da escritora Cléo Busatto.
*Editora deste portal
Cléo Busatto é mestre em Teoria Literária pela UFSC e autora de mais de 50 obras de ficção, não ficção e infantojuvenis, que já venderam mais de 600 mil exemplares, com sete títulos aprovados pelo PNLD. Finalista do Prêmio Barco a Vapor e do Prêmio Jabuti em diferentes categorias, teve livros selecionados para feiras internacionais como Bolonha e Frankfurt. Contadora de histórias que já se apresentou para mais de 150 mil pessoas, também formou cerca de 80 mil em oficinas e palestras. Fundadora da CLB Produções, recebeu honrarias como o Grau de Comendador da Ordem Estadual do Pinheiro (2017), o Prêmio Jornada em Reconhecimento à Trajetória (2020) e o Prêmio Baobá (2021). Para saber mais acesse aqui
Portal Plena Gente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Compartilhe nossas publicações. Comente, curta! Nós agradecemos!
Siga o PortalPlenaGente+ no Instagram e no Facebook

Jornalista, autora de 5 livros, um deles semifinalista do Prêmio Oceanos 2020.






