Fundo Agbara lança edital inovador “Descansa Nêga”, oferecendo férias para mulheres negras
Em celebração aos seus 5 anos de fundação, primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil aposta em benefício como um ar de respiro e valorização
O Fundo Agbara, primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil, acaba de lançar o edital “Descansa, Nêga”. A iniciativa é inédita e irá selecionar cinco mulheres negras para vivenciarem uma experiência de descanso e reconexão, com uma viagem dentro do País para um destino de sua escolha, com direito a um acompanhante.

O projeto coincide com a celebração do quinto aniversário da organização. E, neste momento especial, o Fundo Agbara decide presentear as mulheres negras de diferentes regiões, reconhecendo o direito ao descanso como uma prática política essencial para o Bem Viver. O edital “Descansa, Nêga” busca promover o descanso e a valorização da saúde mental, entendendo que o lazer não é um privilégio, mas uma necessidade fundamental para a vida e a atuação de mulheres negras na sociedade.
“O descanso é um direito negado historicamente às mulheres negras, que sempre estiveram na linha de frente do trabalho e da luta. Com o Descansa Nêga, queremos afirmar que parar, respirar e se reconectar também é um ato político de cuidado e de Bem Viver”, afirma Aline Odara, fundadora e Diretora Executiva do Fundo Agbara.
Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE, mulheres negras têm os menores salários do país. Mesmo assim, as mulheres negras dedicam, em média, 35% a mais de horas semanais ao trabalho de cuidado não remunerado em comparação às mulheres brancas, refletindo uma sobrecarga historicamente invisibilizada e naturalizada no cotidiano dessas mulheres (IBGE, 2022). Isso demonstra como as mulheres negras seguem sobrecarregadas e renegadas ao direito de lazer e descanso.
As inscrições para o projeto são gratuitas e ficam abertas até 7 de outubro de 2025, às 20h, no horário de Brasília. Interessadas podem se inscrever pelo formulário disponível no link da bio do Fundo Agbara ou via WhatsApp, enviando a palavra “DESCANSA” para o número (11) 99683-1131.
Para participar não é necessário estar vinculada a organizações ou coletivos, basta ser negra ou afro-indígena, com mais 18 anos e disponibilidade para viajar na data informada previamente. Já pessoas em cargos eletivos ou executivos na gestão pública, bem como quem possui vínculo direto com membros do Agbara ou qualquer relação que configure conflito de interesse, não podem se inscrever.
O resultado final será divulgado em 7 de novembro de 2025, nas redes sociais do Fundo Agbara.
Sobre o Fundo Agbara
O Fundo Agbara, palavra yorubá que significa “potência”, é uma organização sem fins lucrativos e de impacto social cuja missão é promover o Bem Viver com protagonismo de mulheres negras, a partir da redistribuição de poder e recursos, da reparação histórica, da valorização das culturas afro-brasileiras e da regeneração de territórios e relações com a natureza. O Agbara é o primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil e nasceu em setembro de 2020 com o propósito de apoiar mulheres negras em todo o país, o grupo demográfico mais impactado pela crise econômica gerada pela pandemia.
Portal Plena Gente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Compartilhe nossas publicações. Comente, curta! Nós agradecemos!
Siga o PortalPlenaGente+ no Instagram e no Facebook
Jornalista com experiência sobretudo em redação de textos variados - de meio ambiente à saúde; de temas sociais à política e urbanismo. Experiência no mercado editorial: pesquisa e redação de livros com focos diversos; acompanhamento do processo editorial (preparação de textos, revisão etc.); Assistência editorial free lancer. Revisora Free Lancer das editoras Planeta; Universo dos Livros e Alta Books. Semifinalista do Prêmio Oceanos 2020.
Que ideia genial do Fundo Agbara! As mulheres negras merecem descanso, claro, mas acho que o maior ato político será conseguir que o pessoal de 11 (só sei que é o DDD) deje de ligar depois de DESCANSA. Será que vai rolar um kit Descansa completo? Café, aquecedor e talvez um manual anti-drama? Pra quem não pode participar, que almeje a paz, sugiro umas férias na ilha da fantasia. E a dica de cinema? O Último Azul parece perfeito pra quem precisa de um pingo de poética no fim da semana… ou antes mesmo!free ai logo generator no watermark
Adorei a notícia do Descansa Nêga! Que ideia brilhante e necessária, quase como um recharge de Bem Viver para quem merece, hein? Mas eita, essa regra de não poder ser da Agbara ou ter ligação é meio que um seja você mesmo, mas não seja você mesmo da vida real, né? Pra quem tá sobrecarregada, até a questão do conflito de interesse parece uma montanha-russa de burocracia pra resolver. Ah well, qualquer que seja a causa, um descanso merecido é o ponto alto da história! Boa sorte pra todas as candidatas!ai ease watermark remover