OPORTUNIDADE _ Mais de 500 vagas em 19 cursos: São Paulo Escola de Dança oferece oportunidades para formação nas artes do espetáculo

Com Cursos de Especialização, Extensão Cultural, Regulares e Livres, oportunidades exploram estilos de dança e novas carreiras profissionais

A São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, abriu 555 vagas em cursos de diversos níveis. É possível se inscrever pelo site da SPED nos processos seletivos para o “Curso de Especialização em Dança: Intérprete-Criador Clássico e Contemporâneo”, “Cursos Regulares”, “Cursos Livres” e “Cursos de Extensão Cultural”.

“Essas diversas oportunidades abrem as portas para muitos caminhos na dança, incluindo a possibilidade de participar da São Paulo Companhia Jovem de Dança, e é isso que desejamos: uma dança plural e que abraça todos os estilos”, explica Bogéa. Os prazos de inscrição variam de acordo com o curso escolhido e as aulas iniciam já em 2026.

Especialização em Dança: Intérprete-Criador Clássico e Contemporâneo

Com duração de três anos, certificações intermediárias (um, dois e três anos) e carga horária total de 1.200 horas anuais, o curso conta com bolsa de estudos no valor mensal de R$1.800 e a oportunidade de ingressar na nova São Paulo Companhia Jovem de Dança para cada participante.

O grupo será criado com 20 jovens bailarinos, de 16 a 25 anos, com formação prévia em dança clássica e/ou contemporânea. A proposta articula prática artística, aprofundamento técnico e reflexão sobre a cena, estruturando uma trilha formativa contínua voltada ao mundo do trabalho da dança.

O processo seletivo oferece 20 vagas efetivas e 10 para suplentes, com etapas de análise de currículo e audições virtuais e presenciais. Podem participar candidatos com DRT e nível intermediário ou avançado em dança.

Cursos Regulares

Os Cursos Regulares são destinados a jovens a partir de 16 anos, com Ensino Médio completo ou em andamento, visando sua profissionalização nas artes coreográficas.

A duração é de 2 (dois) anos, totalizando 1.600 horas por curso, divididos em módulos semestrais com aulas teóricas, práticas, atividades curriculares extraclasses complementares denominadas Territórios Culturais (eventos abertos à população, visita a museus, idas ao teatro, cinema, residência artística).

São 15 vagas disponíveis, sendo cinco por curso. O processo seletivo inclui redação, vivência prática e entrevista com a equipe educacional da SPED.

Confira as opções disponíveis:

  • Dança e Performance
  • Técnicas da Dança com Ênfase em Clássico
  • Técnicas da Dança com Ênfase em Moderno e Contemporânea

Cursos Livres

Os Cursos Livres promovem o acesso aos fundamentos da dança para quem tem a partir de 13 anos, com carga horária de 76h por semestre e duração total de um ano.

São 25 vagas por curso. Para participar do processo seletivo, é necessário enviar uma carta de intenção e participar da vivência prática no estilo escolhido, exceto para Dança de Salão em que os candidatos passam por entrevista online.

Confira as opções:

  • Dança Clássica (Básico ou Intermediário)
  • Dança Contemporânea
  • Dança de Salão
  • Danças Urbanas
  • Jazz Dance

Extensão Cultural

Para os Cursos de Extensão Cultural, a abordagem é sobre temas que abarcam técnicas específicas de dança, conteúdos práticos e teóricos, integração com outras linguagens artísticas ou áreas do conhecimento das artes do espetáculo.

Nos 10 cursos ofertados, com 360 vagas no total, é possível encontrar opções como direção para bailarinos, formação lúdica em dança com o cruzamento de ancestralidades afro-diaspóricas, fotografia para a dança, maquiagem e visagismo, bem como diversos estilos de dança, a exemplo de dancehalljazz dance e dança clássica.

Confira as opções:

Curadoria de Anselmo Zolla

  • Direção para Bailarinos e Intérpretes Criadores

Curadoria de Arthur Santos e Waleska Gomes

  • Dos Quilombos ao Sambódromo: Ancestralidade e Técnicas das Danças do Carnaval

Curadoria de Ciça Veronese

  • Danças Urbanas e Musicalidade: Entre o Sentir e o Executar
  • Dancehall: Ritmo, Raiz e Movimento

Curadoria de Esmeralda Gazal e Júnior Oliveira

  • Balé Clássico: Técnicas e Variações de Repertório
  • Fotografia e Dança: A Poética da Memória Corporal
  • Jazz Dance: Processos Criativos para Composição Coreográfica
  • Jogo das Ações Físicas e Ancestralidade
  • Visagismo e Caracterização

Curadoria de Zuba Janaina

  • Teatro Musical: Canto, Dança e Cenas

Serviço

555 vagas para Cursos de diversos níveis na São Paulo Escola de Dança:

Curso de Especialização em Dança: Intérprete-Criador Clássico e Contemporâneo

Inscreva-se no processo seletivo no site da SPED, até 13 de janeiro.

Cursos Regulares

Confira o edital no menu de Cursos Regulares do site da SPEDaté 16 de janeiro.

Cursos Livres

Saiba mais no na área de Cursos Livres do site da SPED, até 16 de janeiro.

Cursos de Extensão Cultural

Confira mais detalhes no em Cursos de Extensão, no site da SPED, até 2 de janeiro.

SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

A São Paulo Escola de Dança é um espaço de escuta, criação e transformação. Criada em 2021 pelo Governo do Estado de São Paulo, é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa — doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora — cuja trajetória traduz o espírito integrador que move a Escola. Comprometida com a construção do conhecimento por meio da dança e de seus múltiplos diálogos com outras linguagens artísticas, a SPED é um território onde a arte pulsa, os saberes se entrelaçam e cada corpo encontra voz e pertencimento. Aqui, a formação técnica caminha lado a lado com a escuta atenta às diferenças. Nosso propósito é amplo e profundo: formar artistas e cidadãos; democratizar o acesso à linguagem da dança; incentivar a criação, a produção e a reflexão crítica; e assegurar ações afirmativas e de permanência por meio de uma oferta plural de cursos 100% gratuitos — Regulares, Livres e de Extensão. A São Paulo Escola de Dança acredita na arte como força transformadora — um lugar onde o gesto se torna palavra, e a dança, linguagem viva de liberdade, pertencimento e transformação.

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. É diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto, é cocriadora da coluna ‘Dança em Diálogo’. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.

(imagem de abertura_divulgação)

Portal Plena Gente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional.   Compartilhe nossas publicações. Comente, curta!  Nós agradecemos!

Siga o PortalPlenaGente+ no Instagram e no Facebook

Portal Plena Gente+

ana.vargas@portalplena.com | Website |  + posts

Jornalista, autora de 5 livros, um deles semifinalista do Prêmio Oceanos 2020.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *