DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL: UMA CRUELDADE QUE PRECISA ACABAR!

Posted by

O país precisa enfrentar com mais coragem e ousadia a desigualdade social

Wanderley Parizotto – Economista

As informações que compartilho nesse artigo, divulgadas pela Oxfam*,  deveriam causar extrema vergonha aos brasileiros, mas não causam.

O país precisa enfrentar com mais coragem e ousadia a desigualdade social. Enfrentar de fato, sem medo. Mas isso não ocorre. 

O Brasil está entre as 10 principais economias do mundo de um lado e, de outro, entre os 10 países mais desiguais do planeta em distribuição de renda. 

Veja quais são estas informações: 

“Dados do relatório da Oxfam, que discute a relação das desigualdades e o poder corporativo global, mostram que 63% da riqueza do Brasil está nas mãos de 1% da população.

O levantamento também aponta que os 50% mais pobres detêm apenas 2% do patrimônio do país.

O relatório será divulgado nesta segunda-feira (15), durante o Fórum Econômico Mundial que reúne a elite do mundo corporativo em Davos, na Suíça.  O estudo traz ainda detalhes sobre o grupo que mais acumula riqueza. Segundo o documento, 0,01% da população brasileira possui 27% dos ativos financeiros.

“Fica nítido que a propriedade de ações e participações, em termos econômicos, reflete uma plutocracia e não uma democracia”, afirma o documento.

Os especialistas destacam também a desigualdade racial. O estudo afirma que, em média, a renda dos brancos está mais de 70% acima da renda da população negra.

“No Brasil, a desigualdade de renda e riqueza anda em paralelo com a desigualdade racial e de gênero. Nossos super-ricos são praticamente todos homens e brancos”, disse Kátia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil.”

Sem uma reforma tributária de fato, esta realidade nunca mudará. Os mais ricos precisam pagar a maior fatia de impostos. A taxação da renda precisa ser progressiva, que mais tem mais paga. O mesmo raciocínio vale para propriedades, transferência de fortuna, veículos e etc. 

Esta realidade impede o desenvolvimento do país, cria desalento, gera criminalidade e mata muita gente.

Até quando?

Sempre haverá quem diga: se taxar mais os ricos eles irão embora do país. 

Embora para onde? Eles colocarão suas fazendas, suas propriedades e empresas  nas costas e sairão do país? Ridículo argumento.

Mais: levarão para onde os ativos financeiros? Paraísos fiscais? Basta rastrear o dinheiro, criar leis mais rígidas e taxar. Para onde mais poderão levar o dinheiro se,  em todo o mundo civilizado, serão muito mais taxados do aqui. 

É preciso enfrentar de frente o problema.

*Sobre a Oxfam Brasil: trata-se de uma organização da sociedade civil brasileira,  sediada em São Paulo, sem fins lucrativos e independente, criada em 2014, para a construção de um Brasil com mais justiça e menos desigualdades. 

Se você gosta do nosso trabalho e pode contribuir para manter nossas atividades com qualquer valor, anote nossa chave pix

an********@po*********.com











 

Portal Plena Gente+

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *