Recém aposentados estão sofrendo assédios insistentes e abusivos de instituições financeiras tentando convencê-los a contratar empréstimos.
O tipo de empréstimo oferecido é consignado, aquele que desconta parcelas diretamente da aposentadoria ou salário, o que significa que essa renda fica comprometida antes mesmo do dinheiro chegar na conta!
O problema é ainda mais grave porque as abordagens e ligações são resultado do vazamento ilegal de dados do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, costumando ocorrer antes mesmo da pessoa saber oficialmente que conseguiu o benefício.
Para descobrir como driblar essa prática criminosa e ajudar as pessoas ao seu redor, siga 4 passos de prevenção, confira dicas sobre crédito consignado e, se for o caso, colabore com seu depoimento!
Nós, do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), estamos tomando uma série de providências para coibir o golpe da aposentadoria:
- Pedido de canal acessível para denunciar essas práticas abusivas ao INSS;
- Aviso sobre vazamento de dados do INSS à Procuradoria Geral da República;
- Comunicado sobre endividamento por conta de consignados ao Ministério da Economia e Banco Central;
- Cobrança pela solução do vazamento criminoso e assédio aos idosos para o Ministério da Justiça e Senacon;
- Alerta à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa para que tome providências;
- Pedido de audiência pública à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) e à Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.
ACESSE AQUI, SAIBA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO E VEJA COMO SE PROTEGER !
Fonte: IDEC/imagem de abertura : fotoarena/Folhapress