Acesse o edital aqui.
Projeto tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento das artes e novas percepções da cidade a partir das obras Porto de Santos em 1822 e Porto de Santos em 1922, ambas de Benedicto Calixto
Em 2022, o Brasil celebra diversos momentos marcantes na sua história. Além do Bicentenário da Independência do País, será comemorado o centenário do edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, inaugurado na icônica data de 7 de setembro de 1922. Tendo em mente esse momento tão importante, o Museu do Café (MC) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – promoverá uma ação especial, visando fomentar o olhar sobre a cidade: o programa de residência artística “Santos 2022”, que está com inscrições abertas até 29 de abril.
Os artistas da região poderão submeter seus projetos para a elaboração de uma nova obra de arte, que complementará os quadros de Benedicto Calixto, no Salão do Pregão – peças mostram o Porto de Santos em 1822 e 1922. A ideia é que as telas ofereçam uma visão atual de Santos, concluindo mais um intervalo de 100 anos entre os painéis. O produto final será a concepção de uma exposição temporária, reunindo diferentes perspectivas atuais do município. Há, inclusive, a possibilidade de a pintura vencedora ser reproduzida em maior escala para compor o acervo do MC.
De acordo com a diretora-executiva do Museu, Alessandra Almeida, a iniciativa prevê um processo de construção conjunta com a sociedade, reforçando a ideia de que o ato de preservação é coletivo, compartilhado por todos os públicos, a fim de que estes se sintam refletidos. “Essas novas manifestações atuarão como remanescente futuro do que estamos vivendo agora, contrapondo-se ao discurso da identidade social das telas já existentes. Queremos incentivar discussões que afirmem a decolonialidade nas práticas museológicas e apoiar o desenvolvimento das artes”, completa.
Constituído por três fases, o programa tem início com o chamamento, visando à coleta de proposta dos artistas até 29 de abril. Depois, a equipe curatorial fará a análise e avaliação dos conceitos, destacando seis para a segunda etapa. Essa seleção aparecerá no site do MC em 10 de maio.
ACESSE O EDITAL AQUI
O segundo momento, que começará no dia 16, será o da residência propriamente dita. Os escolhidos receberão a bolsa para produzir os quadros, a qual financiará o material e os equipamentos para a sua realização. Ainda nesse período, que terá duração de um mês, acontecerão duas reuniões com os curadores, para resolução de dúvidas e também algumas das atividades previstas no edital, como conversas com o público e ateliês abertos, em que os visitantes poderão acompanhar a criação das obras.
Por fim, o último estágio focará a preparação da mostra temporária, que está prevista para inaugurar em 27 de julho e ficar em cartaz por 30 dias. Além das obras campeãs, o espaço oferecerá visitas mediadas pelo setor educativo, com a participação dos profissionais que contribuíram com o programa. Logo em seguida, a comissão julgadora fará a avaliação para definir os vencedores, processo que se desdobrará entre 22 e 26 de agosto. O resultado, divulgando os três primeiros colocados, estará disponível na página oficial do MC, no dia 30.
A iniciativa conta com o apoio da Santos Port Authority, instituição do Ministério de Infraestrutura do Governo Federal que está patrocinando o programa de residência desenvolvido pelo Museu.
CentFest
A atividade integra, ainda, a agenda do CentFest, uma série de eventos idealizados para a celebração dos 100 anos do edifício da antiga Bolsa Oficial de Café. Com programações preparadas para todo o ano de 2022, o público pode esperar, além do programa de residência artística, baile comemorativo e uma nova edição do Mercado Coffee.
Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP – Telefone: (13) 3213-1750
fonte: assessoria de imprensa/foto de abertura: Ian Lopes