Bienal de Arte Digital inscreve para sua edição 24/25 no Rio de Janeiro _ Veja como participar

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GRATUITAS, AS INSCRIÇÕES VÃO ATÉ 29 DE FEVEREIRO POR MEIO DE FORMULÁRIO ONLINE

Já estão abertas as inscrições para a 3ª edição da Bienal de Arte Digital a ser realizada entre 24/25 no Rio de Janeiro. Com o tema S O N (H) O P R O F U N D O, podem participar artistas, cientistas, criadores, pensadores, curadores, humanistas, tecnologistas e demais interessados brasileiros e estrangeiros. Serão aceitos diversos tipos de trabalhos como performances, instalações físicas ou virtuais, realidade aumentada, realidade virtual, metaversos, palestras, intervenções, workshops, entre outros.

Gratuitas, as inscrições devem ser feitas até dia 29 de fevereiro de 24 através do formulário AQUI. A homologação dos projetos inscritos se dará até 7 de março e os selecionados serão divulgados em 7 de junho, via site e redes sociais da Bienal. Um júri irá definir os trabalhos participantes entre os inscritos nacionais e internacionais. Os projetos devem refletir e trazer para debate a experimentação de novas linguagens artísticas com o uso de novas ferramentas e tecnologias. O objetivo do processo seletivo é democratizar e ampliar o acesso à produção digital e à difusão da cultura digital, além de estabelecer relações com novos produtores e artistas nacionais e internacionais.

SOBRE O TEMA

O tema da BIENAL DE ARTE DIGITAL é “S O N (H) O P R O F U N D O”

Sonham as máquinas em sono profundo. Sonha a humanidade em sono profundo.

Sono e Sonho, Máquinas e Humanos, S O N (H) O P R O F U N D O transita entre a reflexão sobre a natureza dos sonhos e os modelos de consciência tanto em máquinas quanto em humanos.

Como funcionam os sonhos? Como se comportam os estados de consciência? O que habita os universos físicos e virtuais na ambiguidade de sono e sonhos profundos?

Dormir, sonhar, lembrar. Sonhos são passados e futuros.

Ao longo desta bienal, propomos entrelaçar a sabedoria dos sonhos humanos com a ‘magia’ da tecnologia. Convidamos os participantes a explorar essas dualidades – o sono profundo versus os sonhos utópicos/distópicos, o humano versus a máquina – através da arte, ciência e da tecnologia.

A bienal explora a ideia de que a humanidade está em um ‘sono profundo’, alheia aos problemas ambientais, sociais e tecnológicos que enfrentamos. Esse estado de sono representa uma desconexão com a realidade, um sonho coletivo de complacência e consternação.

Contrastando com o sono humano, propomos uma visão tecnicista onde as máquinas estão em um ‘sonho profundo’, processando dados e algoritmos complexos em uma tentativa utópica de resolver os problemas do mundo. Esta temática convida a reflexões sobre as promessas e limitações tecno deterministas como salvadoras da humanidade.

S O N (H) O P R O F U N D O é uma exploração semiótica e utópica dos estados de sono e sonho, tanto em humanos quanto em máquinas. Inspirado por Winnicott, Bion, Sidarta Ribeiro, Tales A.M. Ab’Sáber e ampliado por pensadores contemporâneos como Anil Seth, Max Tegmark, e Katherine Hayles.

A Bienal de Arte Digital provoca uma reflexão crítica e técnica sobre o sono profundo da humanidade frente aos desafios do mundo e a utopia tecnicista de máquinas ‘sonhando’ soluções para nossos problemas mais complexos. Entrelaçar a sabedoria ancestral dos sonhos com inovações futuristas e tecer novas realidades a partir do encontro entre níveis de consciência híbridos.

Tadeus Mucelli – Membro do Conselho da Bienal

BIENAL DE ARTE DIGITAL:

A Bienal de Arte Digital surgiu em 2018 como uma correalização do Festival de Arte Digital e do Oi Futuro, no objetivo de constituir uma agenda internacional na discussão de temas relacionados à arte, ciência e tecnologia. Sob o tema “linguagens híbridas, contou com a presença de Joe Davis (MIT), um dos mais reconhecidos cientistas-artistas em manipulação genética no mundo, que chegou a trabalhar na NASA.

O evento de 2022 juntou-se a edição não realizada em 2020 por conta da pandemia, unindo temáticas em torno do digitalismo e novos arranjos para coexistência. Entre suas obras de destaque, trouxe a memorização virtual de Gilberto Gil, como um imortal ancestral e futurista. E, como na primeira edição, novamente a Bienal alcançou sucesso repercutindo em dezenas de publicações nacionais.

Ainda em 2022, a Bienal apoiou uma iniciativa paralela, a Comunidade UX, um projeto piloto no Rio de Janeiro com foco em arte e tecnologia de comunidades periféricas. Outra ação foi a curadoria e realização do “Canticum Digitale”, obra exposta no pavilhão do Brasil na Expo Dubai, e a presença internacional em eventos na América do Sul e Ásia.
edição 24/25 no Rio de Janeiro

GRATUITAS, AS INSCRIÇÕES VÃO ATÉ 29 DE FEVEREIRO POR MEIO DE FORMULÁRIO ONLINE

ASSISTA AO TEASER DA BIENAL:

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