O Solve For Tomorrow Brasil, programa global de cidadania corporativa da Samsung, está com as inscrições abertas para a sua 11ª edição; saiba como participar
Professores e educadores de escolas públicas de todo o Brasil já podem inscrever seus alunos no Solve For Tomorrow Brasil. O programa de cidadania corporativa da Samsung, com coordenação geral do Cenpec, está em sua 11ª edição no país e é conhecido por premiar projetos inovadores baseados na metodologia STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino que têm interesse em participar, podem formar grupos de até cinco alunos, um professor orientador e um professor parceiro. As inscrições, disponíveis no site oficial do programa, vão até o dia 10 de julho.
O principal objetivo da Samsung com o Solve For Tomorrow é estimular alunos e professores do ensino público a levarem seu conhecimento para além das salas de aula, incentivando e auxiliando-os no desenvolvimento de protótipos inovadores, que funcionam como soluções práticas para a resolução de problemas da sociedade. Nas últimas edições do programa, foram premiados projetos nas mais diversas áreas, incluindo sustentabilidade, saúde, educação, segurança e construção civil. Você pode conhecer os vencedores da 10ª edição, realizada em 2023, clicando aqui.
“É importante ressaltar que, além de reconhecer o esforço das equipes em criar soluções que melhorem as localidades em que vivem, a participação no Solve For Tomorrow contribui para o desenvolvimento das habilidades desses estudantes. Com as mentorias, a jornada de aprendizado é aprofundada no decorrer do programa, e os alunos são desafiados a pensar de forma crítica, trabalhar em grupo, desenvolver sua criatividade e, principalmente, se preparar para o ensino superior e para os desafios do mercado de trabalho”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.
Como participar do Solve For Tomorrow Brasil
Para fazer parte da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, as equipes devem conter de 3 a 5 alunos, todos do ensino médio, sob a orientação de um professor orientador responsável por lecionar alguma disciplina relacionada às áreas de Ciências da Natureza e/ou Matemática para, ao menos, dois integrantes da equipe inscrita. A equipe também pode inscrever um segundo educador como Professor(a) Parceiro(a) que, obrigatoriamente, lecione para ao menos dois integrantes da equipe participante.
Desde a sua 10ª edição, o Solve For Tomorrow Brasil passou a permitir a inscrição de grupos compostos por alunos de diferentes turmas, sendo obrigatório apenas que estejam todos cursando o mesmo ano na mesma instituição de ensino.
Com um cronograma pré-definido para promover uma experiência única aos participantes, o Solve For Tomorrow oferece materiais voltados aos professores e mentorias aos grupos inscritos, além da cerimônia de encerramento, na qual as equipes finalistas se unem em um evento de premiação aos vencedores, divulgados na ocasião. Você pode assistir à cerimônia de premiação da mais recente edição do programa clicando aqui.
Veja o cronograma da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil
- 8 de abril a 10 de julho: Inscrição da ideia do projeto
- 8 de abril a 10 de julho: Mentoria para os inscritos
- 19 de agosto: Resultado das 20 equipes semifinalistas
- 20 de agosto a 4 de outubro: Mentoria para as 20 equipes semifinalistas
- 16 de outubro: Resultado das 10 equipes finalistas
- 17 de outubro a 29 de novembro: Mentoria para as 10 equipes finalistas
- 21 de novembro a 29 de novembro: Votação pelo Júri Popular
- 29 de novembro: Apresentação dos projetos para a Banca Julgadora
- 3 de dezembro: Resultado dos vencedores da 11ª edição
Sobre o Solve For Tomorrow Brasil
O Solve for Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição de 2023, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.
Se você gosta do nosso trabalho e pode contribuir para manter nossas atividades com qualquer valor, anote nossa chave pix
an********@po*********.com
Você também fortalece quando lê, curte o PortalPlenaGente+ nas redes sociais e compartilha nosso conteúdo! A gente agradece!