Programas de Áudio e Lives, fazem parte da Semana Prevenção de Quedas de Idosos no Sesc Bom Retiro

Entre os dias 24 e 30 de junho, o projeto exclusivamente online visa prevenir a queda de pessoas idosas

O Sesc Bom Retiro realiza entre 24 e 30 de junho a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, com programação voltada às pessoas com 60 anos ou mais, será realizada nas redes sociais do Sesc Bom Regiro no Facebook, Youtube e Instagram.

As ações serão concentradas, no Facebook (/sescbomretiro) e Instagram (@sescbomretiro), redes que concentram cerca de 3.700 pessoas com idades entre 55 anos e mais seguem a unidade nestas duas redes.

A Semana De Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas é realizada anualmente pelo Sesc em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado “que tem como objetivo conscientizar sobre as causas e consequências das quedas, e apresenta medidas de prevenção com ênfase na qualidade de vida, cuidado com a saúde e protagonismo do idoso”, explica Débora carvalho, animadora cultural e curadora do projeto no Sesc Bom Retiro.

queda de uma pessoa idosa pode trazer consequências físicas e sociais. “Em alguns casos, acontece também de a família do idoso passar a restringir a sua autonomia por um excesso de zelo, ou até o próprio idoso passar a se limitar de certas atividades e sair menos de casa, pois se sente inseguro o que afeta sua qualidade de vida e bem-estar”, completa a Carvalho, que alerta: “Segundo a Organização Mundial de Saúde, 30 a 60% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano. E as quedas são responsáveis por 70% das mortes acidentais nas pessoas acima de 75 anos”.

O que é o projeto Semana Prevenção de Quedas? É uma campanha anual, de caráter socioeducativo, realizada pelo Sesc e Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo que tem como objetivo conscientizar sobre as causas e consequências das quedas, e apresenta medidas de prevenção com ênfase na qualidade de vida, cuidado com a saúde e protagonismo do idoso.

Qual a importância de abordar as quedas? A queda em uma pessoa idosa pode trazer consequências que são preocupantes, além das fraturas, pode haver algumas complicações de saúde mais graves com perda da sua capacidade funcional. Além disso, pode ocasionar uma imobilização, temporária ou não, que afeta a independência da pessoa idosa nas tarefas diárias. Em alguns casos, acontece também de a família do idoso passar a restringir a sua autonomia por um excesso de zelo, ou até o próprio idoso passar a se limitar de certas atividades e sair menos de casa, pois se sente inseguro o que afeta sua qualidade de vida e bem-estar.

ESTATÍSTICA

30% a 60% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano

70% das quedas são responsáveis resultam em mortes acidentais nas pessoas acima de 75 anos

Dados: Segundo a Organização Mundial de Saúde

PREVENÇÃO

Segundo o livreto elaborado pelo Sesc São Paulo (ACESSE AQUI)  a prevenção de quedas entre os idosos deve começar com a mudança de hábitos. Estas mudanças devem ter como meta a manutenção da qualidade de vida, mas também da autonomia do indivíduo para a realização de todas as atividades diárias.

Para isso, o ambiente em que ele vive deve estar seguro. Isso inclui iluminação adequada, pisos antiderrapantes, barras de apoio nos banheiros e outros itens de segurança.

Utilizar calçados confortáveis é outro item importantíssimo, de preferência com solado espesso e antiderrapante, com amarração ou velcro. Vale lembrar que quanto mais estreito o sapato, menor a estabilidade dos pés.

Também ganham destaque os hábitos formados por atitudes saudáveis e práticas de prevenção, como o uso responsável do celular, a socialização e o constante aprendizado de novos saberes, por exemplo.

Programas de Áudio

De 4 a 30 de junho (quarta a terça-feira), o programa Sintonia bem-estar em sete episódios e postados um por dia às 10h, com a apresentação do educador Daniel Caldeira. Com dicas e orientações sobre saúde, comportamento e qualidade de vida, que nos ajudam a estar mais fortalecidos e preparados para a prevenção de quedas em pessoas idosas.

Em todos os programas, dois quadros foram idealizados: o quadro com “Plantão de Dúvidas” dos alunos e frequentadores do Sesc Bom Retiro sobre o tema. Há duas semanas, os idosos que fazem parte do Trabalho Social com Idosos (TSI), dos cursos regulares físico esportivos e com seguidores em geral do Sesc Bom Retiro nas redes sociais, que foram estimulados a enviar perguntas em texto ou áudio.

E o quadro “Uma mudança por dia”, que propõe a inclusão de práticas saudáveis em nossa rotina. Os programas contarão com a participação de outros educadores do Sesc Bom Retiro: Tatiana Vieira, Eduardo Satoru, Getúlio Furtado e a animadora cultural Débora Carvalho participam do programas de áudio.

RESUMO DOS EPISÓDIOS

Episódio 1 – Possíveis causas e consequências das quedas em pessoas idosas

Vamos falar sobre as possíveis causas que levam à queda de pessoas idosas, e também sobre a razão deste tema ser importante para a manutenção de nossa saúde e qualidade de vida.

Episódio 2 – Mudanças fisiológicas durante a velhice

No programa de hoje, conversaremos com a educadora física Tatiana Vieira que nos explicará sobre algumas das mudanças que acontecem em nosso corpo durante a velhice. Também abordaremos a sarcopenia e a osteoporose, respectivamente, a redução de tecido muscular e massa óssea, e como podemos conviver com elas e nos prevenir das quedas.

Episódio 3 – Atividade física regular, um aliado para a prevenção de quedas

No terceiro episódio desta série, convidamos o educador físico Eduardo Satoru para falar sobre como podemos cuidar melhor de nossa saúde através do hábito da atividade física e ainda reduzir o risco de queda tanto antes quanto durante um episódio de desequilíbrio.

Episódio 4 – Dicas para uma casa mais segura

De acordo com estudos, 70% das quedas acontecem em casa, uma parte destes acidentes podem ser evitados com medidas simples como melhor iluminação ou reorganização de mobiliário. Neste episódio, damos algumas dicas para reduzir as chances de sua casa ser um potencial cenário de quedas.

Episódio 5 – Agir com atenção no dia-a-dia

O educador físico Getúlio Furtado é o convidado deste episódio que tratará da importância de dedicarmos uma atenção qualificada às nossas ações, mesmo aquelas mais rotineiras, já que às vezes são nesses momentos em que nos descuidamos e corremos o risco de cair.

Episódio 6 – Ciclo virtuoso do viver bem
Neste episódio, vamos falar sobre qualidade de vida, e como esta pode trazer além do bem-estar, mais saúde e recursos para estarmos mais protegidos de eventuais situações de desequilíbrios que ocasionam quedas.

Episódio 7 – Mente e corpo despertos para responder às adversidades do dia-a-dia

Encerrando nossa série, a animadora cultural Débora Carvalho é a convidada que falará sobre a relação entre prevenção de quedas e a manutenção do estímulo à nossa mente, através de novos aprendizados e da interação social.

LIVES NO FACEBOOK

Com transmissões ao vivo, no Facebook, rede que o Sesc Bom Retiro possui o maior número de seguidores desta faixa etária, o educador Getúlio Furtado dará duas aulas:

Automassagem

Prática que tem por objetivo ativar o sistema proprioceptivo, que orienta nosso corpo no espaço, como uma ação de conexão corporal e relaxamento.

Dia 24. Quarta, 14h.

Fortalecimento e equilíbrio para prevenção de quedas

Série de exercícios funcionais para o fortalecimento muscular e equilíbrio auxiliando na melhora da postura e na prevenção de quedas.

Dia 26. Sexta, 14h.

Flexibilidade e equilibrio

O equilíbrio é a capacidade de uma pessoa permanecer ereta e firme em diversas condições, seja parada ou em movimento. A perda da capacidade de equilibrar-se pode aumentar os riscos de quedas. Podem colaborar em sua prevenção exercícios que auxiliem no fortalecimento muscular, aumento de flexibilidade e equilíbrio corporal. Este será o objetivo desta aula!

Materiais necessários: uma cadeira e um colchonete ou toalha grande.

Dia 27. Sábado, 10h30.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *