A perda de peso de uma pessoa com Alzheimer pode ocorrer por diversos fatores e é um tópico que merece atenção por parte do cuidador.
Elaboramos 5 dicas para lidar com o emagrecimento do doente, verificar quais as causas e o que pode fazer para driblá-las.
1) Verifique se a pessoa com Alzheimer está ingerindo a quantidade de calorias e vitaminas suficientes
Ter calorias e vitaminas suficientes na dieta da pessoa com Alzheimer é muito importante! É comum ter emagrecimentos de doentes por não consumirem calorias e as vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Com isso, a pessoa com Alzheimer pode ficar mais fraca, frágil e mal humorada também!
Em muitos casos, o doente não ingere as calorias e vitaminas necessárias porque ele não quer comer. Nesses casos, o cuidador deve conversar com o médico do doente e pedir opções recomendadas por ele de suplementos nutricionais.
2) A causa do emagrecimento pode estar na agitação do doente?
É muito comum que a pessoa com Alzheimer (principalmente no estágio intermediário) apresente agitação e possa perambular pela casa. Nesses casos, o cuidador deve ficar atento porque essa prática gasta calorias e pode provocar emagrecimento!
Portanto, garanta que o doente reponha as calorias gastas com alimentação ou uso de suplementos. Se a agitação for muito grande, o ideal é que o cuidador busque o auxílio de um psiquiatra para controlar a agitação e acalmar o doente.
3) Verifique se a pessoa com Alzheimer está com mal estar, diarreias ou vômitos
Verifique se o emagrecimento pode estar relacionado com diarreias e vômitos. Se for esse o caso, procure um médico e garanta o doente fique bem hidratado. Vômitos e diarreias podem se tratar de problemas gastrointestinais ou serem sintomas de outras doenças.
4) Veja se o doente está com problemas em engolir os alimentos
Pessoas com Alzheimer podem apresentar problemas em mastigar e engolir os alimentos no decorrer da doença. É importante que o cuidador fique atento a este fator e, se observar que se trata de problemas de deglutição deve procurar um fonoaudiólogo.
5) Procure um especialista
O emagrecimento do doente não acontece exclusivamente pela doença de Alzheimer, ele está ligado a outros fatores. É muito importante o acompanhamento de um especialista em alimentação no tratamento do Alzheimer, sendo um nutrólogo ou nutricionista. Existem alimentos que ajudam muito no tratamento e são neuroprotetores, ou seja, ajudam tanto na prevenção quanto a desacelerar a evolução do Alzheimer.
Alzheimer 360