ABRAz- Associação Brasileira de Alzheimer
Uma das funções primordiais da Terapia Ocupacional é manter ao máximo as pessoas com Alzheimer envolvidas nas suas ocupações do dia a dia.
Preservando, em especial, aquelas ocupações que reforçam quem é aquele idoso, o que ele gosta e o que é importante para ele. Aqui estão algumas dicas para conseguir realizar algumas atividades com significado no cotidiano:
1) As atividades escolhidas devem envolver as capacidades físicas e mentais que a pessoa ainda possui.
A participação é fundamental e se necessário podemos adaptar algumas tarefas da atividade. Não ter a habilidade não necessariamente significa que o idoso não pode participar.
2) O cuidador não deve fazer as tarefas no lugar da pessoa com Alzheimer, mas sempre junto com ela.
3) Pensar no tempo necessário para execução da atividade. A pessoa com Alzheimer pode precisar de mais tempo do que a maioria das pessoas. Não devemos apressá-las pois pode aumentar a sua confusão mental ou até desencadear uma alteração comportamental.
4) Propor atividades dentro do seu histórico ocupacional. Levar em consideração sempre os seus gostos e interesses é uma regra para facilitar a aceitação e aumentar o grau participação em qualquer atividade. Sabemos que não é simples inserir algumas atividades e seguir essas orientações com algumas pessoas com Alzheimer, mas saber o que precisa ser feito é o primeiro passo para cuidar cada vez melhor.
imagem de abertura: Photo by pennstatenews on Foter.com / CC BY-NC-ND