RELATOS DA PANDEMIA: E-book resgata a memória de mulheres periféricas durante a pandemia de covid-19

O livro “Pandemia: Memórias de Mulheres do Jardim Colombo” é resultado da ação conjunta entre ativistas comunitários e pesquisadores

Jornal da USP/Marcos Santos

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP acaba de lançar o e-book Pandemia: Memórias de Mulheres do Jardim Colombo. O encontro de lançamento aconteceu nesta quinta-feira (3), às 18 horas, no auditório Paula Souza da FSP. Com apoio da Fapesp, a obra é resultado do diálogo de mulheres da comunidade com a equipe SMAPL (A Mobilização Social como Alavanca de Policymaking?), durante a pandemia da covid-19. O evento é aberto ao público e contará com a presença dos pesquisadores do projeto e da FSP, além de moradores da comunidade.

Ilustração reproduzindo a capa do e-book
Capa: Ilustração de Bruna Bandeira com base em fotografia de Vitória Vieira

Conforme Deisy de Freitas Lima Ventura, professora da FSP e coordenadora SMAPL Brasil, a importância do livro é o resgate da memória da pandemia de covid-19, para que jamais seja esquecida.

“O livro é inspirado na obra de Paulo Freire e dá voz a mulheres periféricas que, até então, jamais haviam sido ouvidas durante esse período e também é um dos materiais de divulgação previstos no projeto SMAPL”, diz Deisy.

O e-book reúne dez histórias de mulheres do complexo Paraisópolis/Jardim Colombo e foi construído a partir do encontro das moradoras Kamilla Baes e Vitória Vieira, da pesquisadora Pamella Liz e da ilustradora Ângela Bruna Bandeira. Segundo Pamella Liz, esse grupo de mulheres realizou trabalhos sobre a vulnerabilidade de mulheres faveladas com o objetivo de dar centralidade às suas narrativas. “O e-book é fruto do olhar dessas quatro mulheres, cujas trajetórias de superação moldam as metodologias utilizadas na coleta de relatos”, comenta Pamella.

 

Da esquerda para a direita: Paulo Trivellato, Luiza Witzel Farias, Pamella Liz, Adriana Salay, Kamilla Baes, Rossana Reis, Vitória Vieira, Deisy Ventura, Catarina Mançano, Cristiane Pereira, Silmara Duarte e Fernando Aith – Ilustração: Bruna Bandeira/Pandemia: memórias de mulheres do Jardim Colombo

 

Sobre o projeto SMAPL

Diálogo Transatlântico sobre Ação Comunitária e Governança Descentralizada Durante a Covid-19 — tem entre suas atividades a elaboração conjunta entre ativistas comunitários e pesquisadores, de instrumentos de comunicação e de saúde, que potencializam a identidade singular, com gramática própria, presente nas formas específicas de resistência à covid-19, contribuindo para outras questões de saúde pública e para a resposta a futuras emergências; e o planejamento conjunto, com protagonismo dos ativistas comunitários, em atividades que possam aperfeiçoar as relações da comunidade com os poderes locais no campo da saúde.

Conheça o projeto SMAPL e confira a versão digital do livro: https://www.fsp.usp.br/memoriacovidparaisopolis/

Se você gosta do nosso trabalho, comente, curta o PortalPlenaGente+ nas redes sociais e compartilhe nosso conteúdo! A gente agradece!

Portal Plena Gente+

ana.vargas@portalplena.com | Website |  + posts

Jornalista com experiência sobretudo em redação de textos variados - de meio ambiente à saúde; de temas sociais à política e urbanismo. Experiência no mercado editorial: pesquisa e redação de livros com focos diversos; acompanhamento do processo editorial (preparação de textos, revisão etc.); Assistência editorial free lancer. Revisora Free Lancer das editoras Planeta; Universo dos Livros e Alta Books. Semifinalista do Prêmio Oceanos 2020.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *