Etarismo é o preconceito que a sociedade incorpora em relação a imagem que se tem de pessoas idosas
O etarismo é o preconceito que a sociedade incorpora em relação a imagem que se tem de pessoas idosas. No Negros em Foco desta terça-feira (23), o apresentador José Vicente debate o tema com a CEO da Minuto Consultoria, Ana Minuto, e o jornalista e professor de gerontologia da USP, Jorge Félix.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050, o mundo terá 2 bilhões de idosos, sendo que mais de 80% deles viverão em países como o Brasil.
“A questão do etarismo ainda não é posta à mesa, porque ainda estamos no processo de começar a entender que negros precisam estar em todos os lugares. Ainda estamos no processo de conscientização e sensibilização, então estamos muito longe dessa realidade. Não se fala sobre isso porque falar sobre etarismo no Brasil é um crime”, reflete Ana Minuto.
Uma pesquisa do Itaú Viver Mais em parceria com a CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) mostra que há uma disparidade racial no processo de envelhecimento do Brasil. O estudo aponta que a porcentagem da população branca que recebe aposentadoria é 9% maior do que a negra.
“O acesso à saúde para a população negra é mais precário em comparação aos brancos. Da mesma forma, o acesso à renda é mais difícil e isso reflete no envelhecimento. Então, ao longo da trajetória de vida dos negros, quando eles entram nos 50 anos ou mais, as condições de manter o emprego ficam mais complicadas. A população negra é excluída de um mercado de trabalho que consegue promover proteção social durante o envelhecimento”, afirma Huri Paz, coordenador institucional do núcleo afro da CEBRAP.
Para o jornalista e professor Jorge Félix, é essencial que, além de programas criados pelas empresas, haja um marco normativo com leis que, por exemplo, impeçam a demissão de pessoas próximas à aposentadoria e garantam incentivo às empresas para que contratem trabalhadores mais velhos.
Portal Plena Gente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Compartilhe nossas publicações. Comente, curta! Nós agradecemos!
Siga o PortalPlenaGente+ no Instagram e no Facebook
Jornalista com experiência sobretudo em redação de textos variados - de meio ambiente à saúde; de temas sociais à política e urbanismo. Experiência no mercado editorial: pesquisa e redação de livros com focos diversos; acompanhamento do processo editorial (preparação de textos, revisão etc.); Assistência editorial free lancer. Revisora Free Lancer das editoras Planeta; Universo dos Livros e Alta Books. Semifinalista do Prêmio Oceanos 2020.







