Receitas sustentáveis para o verão: livros foram desenvolvidos por pesquisadores da USP_ BAIXE TODOS AQUI

Grupos de pesquisa, como o Sustentarea da Faculdade de Saúde Pública da USP, reúnem receitas que vão de entradas e pratos principais a sobremesas e chás, com ingredientes simples e saudáveis; tudo com download gratuito

Jornal da USP_Claudia Costa

Quer preparar algo diferente ou uma bebida refrescante nestas férias de verão? Vários grupos de pesquisa da USP, que atuam na área de nutrição e saúde, prepararam publicações com receitas simples, saudáveis e, principalmente, saborosas. Os leitores também vão encontrar modos de aproveitar integralmente frutas, legumes, verduras, hortaliças e tubérculos, com a utilização de partes não convencionais dos alimentos, como cascas, folhas, talos e sementes, além das PANCs.

São receitas desenvolvidas pela equipe do Sustentarea, projeto de extensão da USP, por alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em colaboração com a Equipe de Estudos Ciência, Cultura e Comida (ECCCo) da própria faculdade e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), ou ainda por alunos do curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Há também materiais do Núcleo de Pesquisas Pescado para Saúde, que criou um manual para inserir o pescado — fonte de proteína de alto valor biológico e com reduzido teor de gordura — na alimentação do dia a dia.

Ingredientes sazonais

Receitas Sazonais, seleção especial de receitas testadas e publicadas pelo Sustentarea reúne mais de 20 receitas, divididas entre as quatro estações do ano – primavera, verão, outono e inverno – levando em consideração a sazonalidade do ingrediente principal de cada uma. Nele, além de receitas deliciosas, também há uma lista de alimentos da época para consultar o ano inteiro. Destaque para os alimentos sazonais do verão, que são aqueles mais abundantes do dia 21 de dezembro ao dia 21 de março, refletindo no seu frescor, preços reduzidos e maior facilidade para encontrar, devido à sua comercialização em maior volume nessa época. Há também várias outras receitas para o outono, inverno e primavera. Disponível gratuitamente neste link.

Histórias, tradições e culturas

Receitas Sustentarea – Da nossa cozinha para a sua mesa“Com uma receita, além de uma lista de ingredientes e um modo de preparo, caminham também histórias, tradições e culturas”, afirma Jennifer Tanaka no prefácio do livro. “Há receitas que passam de geração para geração e muito dizem sobre quem somos. Ao mesmo tempo, há aquelas que nos transportam, nos permitindo conhecer mais do nosso país ou viajar ao redor do mundo. São ingredientes de diferentes regiões, temperos típicos de um determinado lugar e novas palavras que pouco a pouco vão entrando para nosso vocabulário. Se prepare para aprender a fazer: broa de pau a pique, pão chapati e chakalaka!”, destaca. Além de várias receitas, o livro traz lanchinhos criativos, como bolinho de espinafre, hambúrguer de grão-de-bico, massinha de tofu e abacate; Faça o download gratuito neste link.

Pescado no dia a dia

Pescado para promoção da saúde nos diferentes ciclos e estilos de vida: manual prático sobre consumo de pescado, publicação do Núcleo de Pesquisas Pescado para Saúde que tem como objetivo esclarecer dúvidas relacionadas ao pescado, além de trazer informações úteis para o seu consumo em todas as fases de vida, desde a gestação até a velhice. O pescado – que inclui peixes, camarão, siri, caranguejo, ostra, mexilhão, polvo, lula, jacarés, rãs, ouriços, pepinos-do-mar e algas – é fonte de proteína de alto valor biológico, além de ser uma carne com reduzido teor de gordura. O consumo desse alimento ajuda a atender às necessidades de selênio, vitaminas A, D, E, K e diversos outros nutrientes que são fundamentais para o funcionamento do organismo humano. Além de informações, este livro traz exemplos práticos e também receitas de como inserir o pescado na alimentação do dia a dia, com peixes não convencionais para ajudar a explorar espécies não tão conhecidas, mas saborosas e nutritivas. Leia o livro na íntegra clicando aqui.

Saindo do convencional

Receitas com PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais 
A partir do podcast Comida que Sustenta, que trouxe um episódio só sobre as PANC, informando sobre sua riqueza nutricional e cultural, foi preparado o e-book com mais receitas com diversas espécies vegetais. Entre as espécies está a capuchinha, com flores de cores marcantes, especialmente vermelho e amarelo, que podem ser utilizadas para finalização de pratos, caldas de sobremesas e preparo de pães e tapioca; as folhas podem ser usadas no estado in natura em saladas cruas, molho pesto e patês e na forma cozida em massas de panquecas, pizzas, bolos e pães; e os caules e pecíolos podem ser consumidos cozidos, na preparação de bolinhos e omeletes. Ou o ora-pro-nóbis, com folhas que apresentam textura macia, facilitando o preparo de farinhas, sucos, saladas, refogados e massas de tortas, e de elevado teor de proteínas, sendo uma alternativa para enriquecer sopas e cozidos. Veja o livro na íntegra neste link.

Sem desperdícios

Um pouco de história e 10 receitas para tornar o desperdício zero é uma publicação gratuita desenvolvida por estudantes de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP da USP. É resultado de uma iniciativa da Liga Acadêmica de Sustentabilidade e Alimentação Coletiva (Lasac) e do Centro Estudantil Josué Castro (Cejoca), duas organizações estudantis que desenvolvem anualmente um projeto social voltado para a população. O livro ensina receitas para o aproveitamento integral dos alimentos, com aproveitamento de cascas, folhas e sementes, ricos em vitaminas, minerais e proteínas e fontes de fibra que ainda podem ter antioxidantes que fortalecem a saúde, aumentam a imunidade e retardam o envelhecimento. Há receitas de torta com sobra de arroz e talos de couve, brócolis, couve-flor e acelga; e bolo de banana com casca, por exemplo. O livro digital está disponível clicando aqui.

Diminuindo custos

Nada se perde… tudo se cozinha – Mais que um livro de receitas, é um convite para transformar a forma que vemos e lidamos com os alimentos e constituímos nossa alimentação, dizem as autoras, as alunas de graduação Lara Santos Ribeiro e Giulia Silva, e de pós-graduação Luana Rocha e Bruna Delgado Arid, do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. A obra foi desenvolvida em colaboração com a Equipe de Estudos Ciência, Cultura e Comida (ECCCo) da própria FSP e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), e está disponível para download gratuito neste link. O e-book traz receitas que propõem a utilização de partes não convencionais de um alimento, como cascas, folhas, talos e sementes, que, além de contribuir para a redução do desperdício, resulta em refeições saudáveis e diversificadas, com menores custos e ricas em nutrientes.

Portal Plena Gente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional.   Compartilhe nossas publicações. Comente, curta!  Nós agradecemos!

Siga o PortalPlenaGente+ no Instagram e no Facebook

Portal Plena Gente+

ana.vargas@portalplena.com | Website |  + posts

Jornalista, autora de 5 livros, um deles semifinalista do Prêmio Oceanos 2020.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *