Oficinas gratuitas acontecem na sede da Funarte no bairro Campos Elíseos.
Até 27 de outubro, a Funarte SP, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), oferecerá oficinas de capacitação gratuitas, voltadas a todas as etapas de um projeto cultural: pesquisa e indicadores culturais, elaboração de projetos, leis de incentivo, editais e outros mecanismos de fomento públicos e privados, produção e divulgação das ações. Serão cinco oficinas de 12h cada, totalizando 60h de aprendizado. Cada oficina terá 30 vagas. Os interessados podem participar de uma ou mais atividades e não são necessários conhecimentos prévios. Serão oferecidos certificados para todos os participantes que frequentarem pelo menos 75% das aulas. As atividades serão realizadas presencialmente no Complexo Cultural Funarte SP (Alameda Nothmann, 1058, São Paulo, SP).
Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no link: https://forms.office.com/r/
Confira a seguir as próximas atividades:
Produção artística e cultural, com Cláudia Vendramini
Dias 30 e 31 de agosto, 6 e 13 de setembro | terças e quartas, das 14h30 às 17h30
Inscrições gratuitas | Público-alvo: artistas, produtores culturais e todos os interessados. Não é necessário ter conhecimento prévio.
Cláudia Vendramini é mestre em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (PPGMUS-USP) em 2017. É especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Comunicação e Cultura (CELACC/ECA/USP), em 2014, e licenciada em Educação Artística pela Faculdade de Artes Plásticas, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), São Paulo, em 1988. Possui experiência profissional na área das artes visuais como educadora/mediadora, professora, pesquisadora, assistente de curadoria e produtora cultural, atuando principalmente em: arte moderna e contemporânea, design, artesanato e culturas tradicionais e populares no Brasil. Foi assistente de curadoria e gerente de projeto dos módulos Arte Moderna e Contemporânea da Mostra do Redescobrimento, em 2000. Colaborou com A CASA museu do objeto brasileiro (www.acasa.org.br), no núcleo de pesquisa e como consultora de projetos e de exposições, entre 2003 e 2015. Foi coordenadora de produção da 29ª Bienal de São Paulo, em 2010, colaborou no programa educativo na 32ª Bienal, em 2016, e atuou como gerente do Programa Educativo da Fundação Bienal de São Paulo entre 2017 e 2019. Desde 2016 é professora colaboradora do CELACC, ECA/USP, ministrando a disciplina Gestão de Projetos Culturais.
Pesquisa e indicadores culturais, com Gisele Jordão
Dias 17 e 24 de setembro | sábados, das 10h às 17h
Inscrições gratuitas | Público-alvo: artistas, produtores culturais e todos os interessados. Não é necessário ter conhecimento prévio.
Gisele Jordão é doutora em Comunicação e Práticas do Consumo (ESPM-SP), mestre em Gestão Internacional (ESPM-SP), graduada em Comunicação Social (ESPM-SP); atualmente é sócia-diretora da 3D3 Comunicação e Cultura e professora da ESPM São Paulo. Também é coordenadora acadêmica do bacharelado em Cinema e Audiovisual da ESPM SP, sendo responsável pelo desenvolvimento de seu PPC e de sua implementação. Tem experiência na área de artes e gestão cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, artes, patrocínio e marketing cultural. É consultora de empresas para o investimento privado em cultura e gestora de projetos artísticos.
Leis de incentivo à cultura, editais e outros mecanismos de fomento públicos e privados, com Daniele Torres
Dias 4, 6, 11 e 13 de outubro | terças e quintas, das 14h30 às 17h30
Inscrições gratuitas | Público-alvo: artistas, produtores culturais e todos os interessados. Não é necessário ter conhecimento prévio.
Daniele Torres é museóloga, com pós-graduação em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para prefeituras como as de Búzios e Volta Redonda. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015, foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004 e do Cultura e Mercado desde 2016. Atualmente é diretora do Instituto AES.
Divulgação cultural e comunicação para projetos culturais, com Karina Poli
Dias 18, 20, 25 e 27 de outubro | terças e quintas, das 14h30 às 17h30
Inscrições gratuitas | Público-alvo: artistas, produtores culturais e todos os interessados. Não é necessário ter conhecimento prévio.
Karina Poli é pós-doutora pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2020). É doutora em Comunicação (2016) e mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2003). É graduada em História (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi pesquisadora visitante do Network Creative and Cultural Economy Research na Queen Mary University of London (2018-2020), tendo estudado os impactos das políticas públicas para a economia criativa na formação de hubs criativos. Atualmente é professora convidada do curso de especialização em Gestão Cultural no Centro de Estudos Latino-Americano de Comunicação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – CELACC, lecionando as disciplinas Economia da Cultura e Comunicação e Marketing para Projetos Culturais. (fonte FUNARTE)
PortalPlenaGente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional.
Compartilhe nossas publicações.
Comente, curta! Nós agradecemos!