Arte de Toda Gente promove cursos de acessibilidade cultural (gratuitos) em Macapá

Posted by

Entre os dias 13 e 15 de junho, o projeto Um Novo Olhar leva cursos e oficinas presenciais sobre Gestão e Produção Cultural Acessível, Audiodescrição em Contextos Culturais e Tecnologias Assistivas para a capital do Amapá.

 

Entre os dias 13 e 15 de junho de 2022, o projeto Um Novo Olhar promove o evento presencial Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente, em Macapá.

Com foco em professores e educadores que trabalham ou interessados em trabalhar com pessoas com deficiência. Os cursos e oficinas serão ministrados por professores e especialistas em acessibilidade, locais e de outros estados do Brasil, e serão oferecidos no SESC Amapá, tendo três temas: Gestão e Produção Cultural Acessível, Audiodescrição em Contextos Culturais e Tecnologias Assistivas e Ajudas Técnicas Aplicadas em Cena.

As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site www.umnovoolhar.art.br. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente – ATG, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

 

Programação

13/06 (segunda-feira)

8h às 12h (aula 1) – Curso: Gestão e Produção Cultural Acessível

14h às 18h (aula 2) – Curso: Gestão e Produção Cultural Acessível

Professora: Renata Silencio

14/06 (terça-feira)

8h às 12h (aula 1) – Oficina: Introdução à Audiodescrição em Contextos Culturais

14h às 18h (aula 2) – Oficina: Introdução à Audiodescrição em Contextos Culturais

Professoras: Elza Lopes e Rosenilda da Costa

15/06 (quarta-feira)

8h às 12h (aula 1) – Oficina: Tecnologias Assistivas e Ajudas Técnicas Aplicadas em Cena

14h às 18h (aula 2) – Oficina: Tecnologias Assistivas e Ajudas Técnicas Aplicadas na Cena

Professor: Thiago Santana

Para mais informações sobre as atividades oferecidas e seus professores, acesse https://umnovoolhar.art.br/noticias/Acessibilidade-Cultural:-Arte-de-Toda-Gente-em-Macapa.

Sobre o projeto Um Novo Olhar e o Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente

 

O projeto Um Novo Olhar, realizado pela Escola de Música da UFRJ em parceria com a Fundação Nacional das Artes – Funarte faz parte do programa Arte de Toda Gente e tem como objetivo ampliar o fomento e a difusão da pauta da cidadania cultural das pessoas com deficiência. Para isso, desde 2020 vem desenvolvendo um conjunto de ações que têm como foco principal a inclusão das atividades artísticas na vida de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio da acessibilidade e da democratização do acesso.

Entre as atividades desenvolvidas, estão seminários, encontros, difusão de artistas com deficiência e uma série de cursos que têm sido oferecidos até então em formato virtual. Depois de certificar cerca de 1.500 alunos nesses cursos, o projeto inicia suas atividades presenciais e é nesse sentido que surge o Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente. Promovido em conjunto com instituições parceiras, seu objetivo é mobilizar e fortalecer a pauta da acessibilidade cultural para as pessoas com deficiência em diferentes locais do Brasil.  Sua programação é construída a partir das demandas locais, de forma a promover, a partir de colaboração técnica, diferentes intercâmbios de saberes sobre o tema da acessibilidade e do direito cultural das pessoas com deficiência. Assim, para além das capacitações e formações nas oficinas e cursos oferecidos, o projeto Um Novo Olhar convoca novos pares para que se mantenha aquecida a pauta da cidadania cultural das pessoas com deficiência, suas demandas e conquistas, para avançarmos numa sociedade mais inclusiva e equitativa, que viva e valorize a diversidade e para a qual a cultura e a arte sejam elementos significativos e centrais para seu desenvolvimento.

Serviço:

Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente – Macapá

Onde: SESC Araxá/AP (Sala da EJA) – Rua Jovino Dinoá, nº 4311 – Bairro Beirol – Macapá/AP

Quando: de 13 a 15 de junho de 2022

Inscrições: gratuitas no site www.umnovoolhar.art.br.

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

fonte: assessoria de imprensa/imagem freepick

PortalPlenaGente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional.   

Compartilhe nossas publicações.

Comente, curta!  Nós agradecemos!

Deixe um comentário