Por Wanderley Parizotto – economista
Milhões, certo? Correto. Entretanto é possível catalogá-las em alguns poucos grupos, independente do seu porte:
A – Aquelas que só olham para fora
Porém, internamente tudo é um caos. Processos administrativos e financeiros confusos, mal elaborados, muito complexos e de uma eficácia bem discutível. Sistemas e tecnologia desatualizados. Não conseguem ver com clareza seus gargalos e problemas internos, onde há perdas significativas, não conhecem seus números e resultados com precisão, a divisão do trabalho e definição de funções não são bem definidas, não sabem a sua real rentabilidade e as tomadas de decisão demoram séculos.
B – Aquelas que só olham para dentro.
Entretanto, não conseguem enxergar para fora da entrada. Não se relacionam intensamente com o mercado. Não têm a preocupação em olhar tendências, não se preocupam como deveriam com fatores externos: a economia, concorrentes e etc. Se relacionam com clientes friamente, como se tudo se resumisse a uma planilha de excel. Não atraem novos clientes, não veem oportunidades.
C. Aquelas, que classificamos como zumbis, não olham nem para dentro nem para fora. Andam conforme bate o vento.
D – Por último aquelas que olham para dentro e para fora com a mesma intensidade e preocupação. Estas, estarão sempre vivas.
Esta abordagem da realidade brasileira, corajosa e consciente, você só verá aqui no Portal Plena. Nós acreditamos que informação de qualidade é a base de uma sociedade melhor para TODOS. Compartilhe nossas publicações. Nós agradecemos!