Quem foi ‘Maquinaia’? Vale muito a pena descobrir…

Posted by

‘Maquinaia’ era o apelido de Orlando Loppes: personagem inesquecível da cidade de Caieiras.

 

Wanderley Parizotto – economista

A história, seja da sociedade ou da gente, é um grande garimpo. Você vai recordando, peneirando, escarafunchando daqui e dali, e de repente, encontra na peneira, algo muito  precioso.

 
Havia, na minha infância, a figura misteriosa de um homem que causava-me certo medo… Sempre muito sujo de graxa, nunca desgarrado de sua bicicleta, estranha, diferente das outras, com uma caixa na garupa e muito enfeitada.
Acho também, que nunca o vi sem gorro, não menos esquisito para mim. Não era bem um gorro, mas também não era um chapéu. Ele também não tinha um nome comum como todos na minha infância:  não era seu José, nem Antônio ou Dito… Não: ele se chamava ‘Maquinaia’, ou melhor, era conhecido por este apelido, pois seu nome verdadeiro era Orlando Loppes.
Desenho feito por Maquinaia em 1997 a pedido de Nilson Rodrigues. (Fonte: jornal A Semana).
Ele estava sempre sozinho, ou melhor, sempre acompanhado só do “gorro”, da bicicleta e da graxa. 
Contudo, eu mal podia imaginar que diariamente passava por mim,  um dos maiores artistas plásticos do Brasil. 
Ali, em Caieiras, dentro da Cia Melhoramentos de Papel, nas vilas operárias onde nasci e cresci.
Não podia imaginar que ao sair de Caieiras, aos 22 anos, deixaria para trás, sem conhecer, a obra do grande Maquinaia, que agora, descubro na peneira do meu garimpo. 
Uma curiosidade:  em 1979, Maquinaia ‘participou’ do vídeo feito “Vida de Viajante’ feito para a música composta por Luiz Gonzaga e cantada por ele e pelo filho Gonzaguinha. A razão? A gravação foi feita na Estação de Caieiras.
Deixo aqui algumas imagens e o vídeo abaixo (feito por Marco Dartora) para que vocês conheçam um pouco do que foi a vida de Maquinaia:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *