As enchentes que atingiram a região sul da Bahia já deixaram mais de 471 mil pessoas em situação precária.
O Estado tem hoje um total de 21 mortos e 77.092 pessoas que estão desabrigadas ou desalojadas por conta das enxurradas que atingiram várias cidades. Ao todo, 136 municípios estão em situação crítica, 30% do estado.
Mais chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantêm o alerta de risco de novas inundações e deslizamentos de terra na Bahia.
COMO AJUDAR:
Corpo de Bombeiros
A corporação está recebendo doações em todos os quartéis do estado e tem alertado os seguidores nas redes sociais de que não recebe PIX ou transferências bancárias, limitando-se a donativos como alimentos, água potável e afins. A instituição divulga diariamente informações por meio do perfil oficial no Instagram: https://www.
MST
O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) na Bahia tem articulado doação de alimentos nos seus assentamentos em diferentes lugares do estado e recebe mantimentos também da população interessada em participar da campanha, que distribuiu 1.200 marmitas somente nesta terça-feira (28).
“O conjunto da nossa militância tem feito o esforço de cumprir esse papel, que é muito importante neste momento difícil pra população baiana. As chuvas mais recentes começaram agora, e a perspectiva é de que esses problemas também continuem porque muitas pessoas ainda não conseguem voltar para casa, já que a água não baixou. É preciso seguirmos com essas ações de solidariedade”, afirma Evanildo Costa, da direção nacional do MST na Bahia.
Os produtos são encaminhados para pessoas atingidas pelas enchentes. O MST recebe também doações em dinheiro por meio do PIX escolaegidiobrunetto@
Os pontos de apoio da entidade também recebem, além de alimentos, colchões, cobertores e roupas. O telefone disponibilizado pela organização para obter mais informações é o (61) 99665.0113.
Prefeitura de Itabuna
A Prefeitura de Itabuna, uma das cidades mais atingidas pelas fortes chuvas e onde o rio Cachoeira chegou a transbordar, recebe doações em dinheiro por meio da conta corrente da Defesa Civil local. Os interessados em fazer transferência devem dirigir os valores para: agência 0070-1, C/C 131.740-7.
As chaves do PIX são o e-mail
de*********@it*****.ba
.
Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA)
O grupo Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) promove, desde o último domingo (26), uma campanha para arrecadar gêneros não perecíveis, água, materiais de higiene e limpeza, além de roupas. As doações devem ser entregues na sede da VSBA, no Palácio da Aclamação, no bairro de Campo Grande, Salvador. O horário de atendimento ao público vai das 8 horas às 20 horas.
CUFA, Frente Nacional Antirracista e Band
A Central Única das Favelas (CUFA) se juntou à Frente Nacional Antirracista e ao grupo Bandeirantes em uma mobilização que arrecada dinheiro para comprar alimentos, itens de higiene e outros produtos que possam ser úteis para as vítimas das enchentes.
Os interessados podem doar por meio do pix
ab*********@cu**.br
ou pelo site maesdafavela.com.br/doar
OAB-BA
A Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) também disponibilizou a própria sede para o recebimento de produtos a serem destinados às famílias afetadas. Podem ser doados alimentos, água mineral, produtos de higiene e limpeza. A instituição fica na Rua Portão da Piedade, 16, no bairro Dois de Julho, em Salvador.
(IMAGEM: Itambé, no Centro-Sul da Bahia. Foto: Ascom/Itambé)
-
Se achou importante, por favor, curta e compartilhe. Obrigado!