A REAL DA VELHICE, VAMOS ENVELHECER MELHOR? PATROCINE ESTA DISCUSSÃO

O Portal Plena, criado há 6 anos, objetiva discutir o rápido envelhecimento populacional brasileiro e suas consequências, sob todos os aspectos, sem preconceitos, para isso criamos a campanha “ A REAL DA VELHICE, vamos envelhecer melhor?”.

Buscamos novos patrocinadores, empresas, entidades e outros, que queiram contribuir com o nosso trabalho, a seguir descrito.

O valor é o determinado pelo patrocinador, dentro da sua realidade. Qualquer valor nos ajudará a falar com um número bem maior de pessoas e contribuirá para dar maior relevância ao tema nas discussões da sociedade e, principalmente, pautá-lo para políticas públicas, quase inexistentes atualmente.

Ganhos ao patrocinador:

– Maior visibilidade na sociedade;

– Vinculação de sua imagem a um tema importante para todos e muito atual;

– Poderá solicitar para nossa equipe a produção de conteúdos específicos de seu interesse relacionados ao envelhecimento, inclusive, levantamentos estatísticos.

– Palestras e discussões sobre o tema para seus funcionários, no caso de empresas e entidades. Em diversas empresas onde fizemos discussões, voltamos várias vezes, pois o clima organizacional e o desempenho melhoraram, na medida em que falamos muito da necessidade da capacitação contínua para enfrentar os desafios de uma vida profissional cada vez mais longa.

Somos lidos por 500 mil pessoas, em mais de 3.400 municípios brasileiros e 137 países, segundo o Google Analytics. Nosso público _ 90% _  está entre 20 a 45 anos

Sou economista e um dos criadores da plataforma www.portalplena.com. O objetivo da plataforma é discutir o rápido processo de envelhecimento populacional brasileiro e suas consequências, que poderão ser nefastas caso o tema não seja logo refletido pela sociedade brasileira (a expectativa de vida do país cresceu, nos últimos 30 anos, o que demorou 150 na Europa). Discutir sem preconceitos, diversa e amplamente, qualquer assunto que possa promover um envelhecimento sócio/econômico digno. Tentar incluir a questão em políticas públicas, hoje quase que totalmente ignorada.

https://portalplena.com/institucional/

Hoje, são mais de 30 milhões de brasileiros com mais de 60 anos. Em 2030, esta faixa etária será maior que a população jovem entre zero a quatorze anos. Em três décadas, será a maior parcela etária da sociedade (dados do IBGE).

O brasileiro, em média, logo viverá mais tempo sendo velho. Esta é uma tendência mundial.

Contudo, esta discussão não existe entre nós seriamente.

Somos economistas, sociólogos, médicos, jornalistas e profissionais dos mais diversos matizes que têm, em comum, a preocupação com o assunto.

EMPOBRECIMENTO ACELERADO E BRUTAL

Hoje, cerca de 24% dos moradores de rua são velhos. Nas grandes cidades, logo surgirão “velholândias”.

Cerca de cinco milhões de pessoas idosas moram sozinhas no Brasil.

Mais de 10 mil de pessoas, com mais de 60 ano,s morrem de fome por ano. Há 22 anos, velhos morrem mais do que crianças por desnutrição.

Cerca de 10,5 milhões de brasileiros dependem integralmente da renda de um idoso.

91% dos velhos contribuem com orçamento doméstico das famílias.

O número de mulheres com mais de 60 anos que se prostituem para garantir renda familiar cresce ano após ano. São mulheres que trabalharam toda a vida como empregadas domésticas, faxineiras e etc. e ficaram sem lugar no mercado.

https://portalplena.com/vamos-discutir/as-velhas-prostitutas-do-jardim-da-luz/

O mercado de trabalho, por preconceito, quase não contrata pessoas com mais de 50 anos.

https://portalplena.com/vamos-discutir/brasil-6-0-despertar-ou-pesadelo/

MERCADO

Em 2019, o total de gastos da chamada ‘terceira idade’ com consumo foi de R$ 1,6 trilhão de reais, isto é, 22% do PIB nacional.

https://portalplena.com/vamos-discutir/a-economia-do-envelhecimento-o-que-os-idosos-representam-para-a-economia-brasileira/

O próspero mercado do envelhecimento

https://portalplena.com/vamos-discutir/tres-em-cada-dez-idosos-sentem-falta-de-produtos-voltados-para-a-terceira-idade-mostra-pesquisa/

ENDEMIA À VISTA

Há no Brasil, mais de 1,5 milhão de pessoas acometidas com alguma demência causada pelo envelhecimento, Mal de Alzheimer, por exemplo. A cada ano, mais de 150 mil casos novos são diagnosticados. Tal fenômeno poderá se transformar em epidemia. Estas demências podem ser diagnosticadas, precocemente, e seus efeitos retardados e mitigados. Como? Mantendo o cérebro ativo. Tornando melhor a vida do paciente e de sua família. Mas a questão não faz parte das políticas de saúde pública.

https://portalplena.com/category/alzheimer/

ESTAMOS NAS PERIFERIAS

Criamos também o projeto “Plena na Escola” que leva esta discussão às escolas públicas de ensino médio das periferias.

https://portalplena.com/educacao/plena-na-escola-projeto-debate-a-transicao-demografica-com-alunos-do-ensino-medio/

 

Vamos conversar?

Muito obrigado.

 

Wanderley Parizotto

Economista, criador do Portal Plena

 

Deixe um comentário