Os portadores da doença de Parkinson já contam com o atendimento integrado gratuito que está sendo feito pela a ABP (Associação Brasileira de Parkinson).
A ABP é uma entidade filantrópica que já conta com três mil associados e não cobra taxa de adesão.
O atendimento psicológico da ABP é feito não apenas para paciente, mas também para o familiar que cuida do portador da doença. Além disso, a associação oferece ainda outras atividades como cursos e oficina de artesanato, arte, clube de xadrez, bazar beneficente, realização de palestras, coral, entre várias outras atividades.
Doença
O Mal de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa e progressiva que provoca várias dificuldades de movimentos. Ela é causada pela morte de neurônios em uma área profunda do cérebro, chamada de ‘substância negra’. Os primeiros sintomas da doença são a depressão, perda da memória , tremor nas mãos, pés e queixo, normalmente em repouso; rigidez dos membros, pescoço e tronco; raciocínio lento, entre outros.
O tratamento é centrado na base de medicamentos com o objetivo de aumentar os níveis de dopamina no cérebro. Em determinados casos pode ser indicada a realização de cirurgia.
A doença atinge entre 0,2% a 1% da população com mais de 60 anos.
Para saber mais sobre a ABP acesse https://www.parkinson.org.br/
Jornalista com experiência sobretudo em redação de textos variados - de meio ambiente à saúde; de temas sociais à política e urbanismo. Experiência no mercado editorial: pesquisa e redação de livros com focos diversos; acompanhamento do processo editorial (preparação de textos, revisão etc.); Assistência editorial free lancer. Revisora Free Lancer das editoras Planeta; Universo dos Livros e Alta Books. Semifinalista do Prêmio Oceanos 2020.