“Depois de quatro meses de queda ou estabilidade, o número de hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave entre idosos com diagnóstico confirmado de Covid-19 voltou a apresentar tendência de aumento no Rio de Janeiro. O alerta é do grupo de pesquisa Métodos Analíticos para Vigilância Epidemiológica, da Fiocruz (Mave/Fiocruz) e do Observatório Covid-19 BR, que traça modelagens estatísticas da pandemia a partir de dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde.
Os pesquisadores classificam as descobertas como preocupantes, já que os idosos foram a primeira parcela da ampla população cujos índices manifestaram o efeito positivo da vacinação contra a pandemia. Na avaliação de Bastos, ainda é cedo para definir as causas dos novos índices, mas já é possível levantar hipóteses. Uma delas se relaciona com os eventuais buracos na cobertura vacinal das pessoas com 60 anos ou mais.” O Globo
Segundo diversos especialistas, a falta de uso de máscaras, aglomerações, o não cuidado com a pandemia, também explicam este crescimento. Isto também vem ocorrendo em diversos outros países que deixaram de lado todos os cuidados que vinham adotando.
Jornalista com experiência sobretudo em redação de textos variados - de meio ambiente à saúde; de temas sociais à política e urbanismo. Experiência no mercado editorial: pesquisa e redação de livros com focos diversos; acompanhamento do processo editorial (preparação de textos, revisão etc.); Assistência editorial free lancer. Revisora Free Lancer das editoras Planeta; Universo dos Livros e Alta Books. Semifinalista do Prêmio Oceanos 2020.