INSS suspende contrato com a Crefisa _ Decisão atende reclamações de aposentados e pensionistas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu, cautelarmente, o contrato com a operadora financeira Crefisa.

PortalPlenaGente+ **

Anunciada nesta quinta-feira (21), a decisão foi motivada por repetidas reclamações de aposentados e pensionistas que recebem seus benefícios previdenciários por intermédio da empresa.

Por ser medida cautelar, a suspensão se aplica aos novos pagamentos de benefícios, medida que o instituto considera “necessária para cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público até a conclusão definitiva dos processos de apuração”.

Segundo o INSS, entre as queixas mais frequentemente apresentadas à Ouvidoria do próprio instituto, na plataforma Fala.BR, a Procons e até mesmo à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), há indícios de que a Crefisa não só dificulta ou impede o saque integral dos valores recebidos, como a coação para a abertura de contas e a venda casada de produtos.

Em nota, o instituto também aponta indícios da falta de estrutura adequada nas agências da Crefisa, manifesta por filas extensas de clientes, falta de caixas eletrônicos e inadequação do espaço físico. Entre as “irregularidades” citadas pelo instituto também constam a dificuldade dos beneficiários nos processos de portabilidade e a falta de informações claras.

“O INSS não compactua com práticas que acarretem prejuízos ou desconfortos aos beneficiários, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade social”, afirma o instituto. “A transparência e a segurança no atendimento são princípios irrenunciáveis na relação com os segurados. O Instituto reitera seu compromisso de fiscalizar e exigir que todas as instituições bancárias parceiras prestem serviço com a qualidade e o respeito que aposentados, pensionistas e demais beneficiários merecem.”

 

Entre as principais irregularidades estão:

* Dificuldade ou impedimento no recebimento do benefício: registros de atrasos, recusas de pagamento e limitações para saque;
* Coação para a abertura de conta corrente e venda casada de produtos;
* Falta de estrutura adequada nas agências bancárias: filas extensas, ausência de caixas eletrônicos (ATMs) e inadequação do espaço físico;
* Portabilidades indevidas e não autorizadas;
* Falta de um sistema de triagem e emissão de senhas;
* Falta de informações claras e atendimento inadequado.

A Crefisa começou a fazer pagamentos para  novos benificiários do INSS ( aposentados e pensionistas por morte) no governo Bolsonaro, em 2020. E transformou o mecanismo em armadilha para vender crédito caro para idosos  de baixa renda, em vulnerabilidade social. A taxa de juros chegava a até 19% ao mês. Não há no mundo nada parecido.

Além disso, a empresa também criava dificuldades para pagar o que era devido visando emprestar dinheiro à pessoas idosas, mal informadas e necessitadas, sem nenhum risco de não receber o que foi emprestado, já que era consignado.

Leila Pereira, presidente do Palmeiras e dona da Crefisa, Jair Bolsonaro,  presidente do Brasil à época, e atrás o tenente coronel Mauro Cid .

(**Fonte: Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil)

Se você gosta do nosso trabalho, comente, curta o PortalPlenaGente+, marque nossa plataforma nas redes sociais e compartilhe nosso conteúdo! A gente agradece!

Portal Plena Gente+

ana.vargas@portalplena.com | Website |  + posts

Jornalista com experiência sobretudo em redação de textos variados - de meio ambiente à saúde; de temas sociais à política e urbanismo. Experiência no mercado editorial: pesquisa e redação de livros com focos diversos; acompanhamento do processo editorial (preparação de textos, revisão etc.); Assistência editorial free lancer. Revisora Free Lancer das editoras Planeta; Universo dos Livros e Alta Books. Semifinalista do Prêmio Oceanos 2020.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *