Até 1 de novembro a organização do Pretinhas na Moda está com as inscrições abertas para mulheres negras que desejam desfilar em 23 de novembro e também para marcas de microempreendedoras pretas e periféricas que queiram fazer parte da Feira de Economia Criativa
O evento Pretinhas na Moda que tem o objetivo de potencializar a representatividade da mulher preta no mercado de moda está com as inscrições abertas para 20 marcas autorais de microempreendedoras pretas e periféricas de todas as cidades do estado de São Paulo e também para 20 mulheres negras de todas as idades que desejem participar do desfile que apresentará peças das 20 marcas expositoras.
O Pretinhas na Moda é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo com apoio do Proac, Poiesis, Fábricas de Cultura e produção e direção de Vilma Queiroz Produções Culturais e Renata Poskus Eventos e Comunicação.
Para as inscrições dos dois editais basta seguir as regras abaixo:
Marcas autorais
Microempreendedoras cis e trans que sejam pretas, de qualquer cidade do estado de São Paulo que tenham disponibilidade de estar na cidade de São Paulo no dia 23 de novembro, com peças para demonstração e venda
Enviar fotos dos produtos e uma breve descrição sobre a marca para o e-mail
co*****@pr*******.br
e no mesmo e-mail colocar os seguintes dados: WhatsApp, Instagram, bairro e cidade onde mora.
Vale lembrar que as marcas autorais não pagam para participar da Feira de Economia Criativa.
Modelos para o Fashion Show
Mulheres pretas de todas as idades
PcDs são bem-vindas
Enviar e-mail para
co*****@pr*******.br
com 1 foto de rosto, 1 foto de corpo inteiro, medidas como altura, busto, cintura, quadril E numeração de calçado, com nome completo e WhatsApp.
Pretinhas na Moda
A primeira edição do Pretinhas na Moda acontece no sábado, 23 de novembro, na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo. Vilma Queiroz e Renata Poskus, idealizadoras do Portal Pretinhas e dos eventos Pretinhas, já realizaram: Pretinhas da Brasilândia (2023) e o Festival Literário Pretinhas (2024) sempre trazendo à questão da representatividade das mulheres pretas de todas as idades, as colocando como protagonistas de suas histórias, abrindo espaço para que contem suas histórias inspiradoras e mostrem ao público suas potencialidades em suas áreas de atuação. Além da Feira de Economia Criativa e do desfile Fashion Show o Pretinhas na Moda conta com programação gratuita que inclui palestras e oficinas. Toda programação é gratuita. Vilma Queiroz, idealizadora do Pretinhas na Moda, destaca: “no mercado da moda a maioria que trabalha costurando para empresas de diversos portes é formada por mulheres pretas, que não costumam aparecer, e muitas vezes estão sujeitas a condições de trabalho abusivas, e ao mesmo tempo, elas precisam também costurar suas próprias roupas e de familiares, em um contexto que a ancestralidade pode ser destacada. Queremos mostrar que elas podem vender suas próprias marcas autorais, com toda sua história”. Renata Poskus completa: “a moda é uma das formas de expressão mais potentes na atualidade, por isso, queremos dar espaço para as mulheres pretas e periféricas que já fazem a indústria da moda acontecer. O mercado de moda ainda é extremamente racista e desigual – a mão de obra é feminina, mas os cargos de comando costumam pertencer a homens heterossexuais brancos”. E finaliza: “manter a estrutura da moda como é até hoje beneficia a quem? As mesmas pessoas que estão no poder há tanto tempo. É chegado o momento de questionar e dar espaço para mulheres pretas e periféricas”.
Acompanhe Pretinhas na Moda no @pretinhasoficial
Se você gosta do nosso trabalho, comente, curta o PortalPlenaGente+ nas redes sociais e compartilhe nosso conteúdo! A gente agradece!