A velhice diminui nossos reflexos, agilidade e memória, mas é quando ganhamos nossa liberdade e não permitimos que o preconceito nos atinja.
Na velhice sabemos eleger nossas prioridades, defendemos nossa privacidade e nossos pontos de vista. Gostamos de nossos momentos sozinhos, o que não é solidão. É onde podemos nos sentir completos, sem julgamentos, sem colocar máscaras para agradar; é estabelecer nossos desejos que fazem parte de nossa liberdade, sem horários determinados, sem obrigações impostas; é fazer o que queremos, quando queremos e com quem queremos.
Aristóteles considerava a amizade muito importante para a nossa felicidade. Ele dizia: “Amizade perfeita é aquela na qual duas pessoas só veem o outro como um outro eu, como reflexos um do outro, mas se consideram igualmente virtuosos”. Arrume muitos amigos e seja feliz !!!
Valeria Ribeiro Maria; aluna do Prisma – Centro de Estudos do Colégio Santa Maria
Você também pode enviar sua reflexão sobre a velhice para ana.vargas@
Ajude o Portal Plena a construir uma nova visão da velhice.
Jornalista com experiência sobretudo em redação de textos variados - de meio ambiente à saúde; de temas sociais à política e urbanismo. Experiência no mercado editorial: pesquisa e redação de livros com focos diversos; acompanhamento do processo editorial (preparação de textos, revisão etc.); Assistência editorial free lancer. Revisora Free Lancer das editoras Planeta; Universo dos Livros e Alta Books. Semifinalista do Prêmio Oceanos 2020.