Empresa paulistana atua, há 15 anos, desenvolvendo soluções estratégicas que transformam a sustentabilidade em ativo que também valoriza, comercialmente, obras e edificações
Alterações bruscas na temperatura da terra, calor intenso e fora de época, frio extremo também em épocas incomuns, tsunamis devastadores, aumento no nível dos oceanos… Estes aspectos têm sido cada vez mais alardeados pela imprensa mundial como sinais do aquecimento global causado pelos gases que provocam o chamado ‘efeito estufa’.
Todas estas questões passaram a ser debatidas de forma mais constante a partir da década de 1990, devido à criação de uma agenda global (proposta pela ONU) que, orienta, desde então, iniciativas voltadas à preservação ambiental nos mais diversos setores. Ao longo dos anos seguintes, governos e empresas têm direcionado esforços que favoreçam a proteção dos recursos naturais que envolvem o uso consciente da água, da energia elétrica, o descarte correto do lixo e resíduo, entre outros.
Seguindo esta linha, a Sustentech, empresa paulistana que oferece soluções e certificações na área de Sustentabilidade e ESG para a operação de edificações saudáveis, tem desde sua fundação _ há 15 anos _ orientado projetos dos mais diversos perfis: de grandes centros comerciais e residenciais, até escolas e condomínios.
Em cada um destes, a estratégia inicial é sempre buscar soluções que, combinadas às necessidades da obra, resultem em processos que gerem o mínimo de emissões de GEE (gases efeito estufa). O passo seguinte, caso seja necessário, consiste na compensação das emissões remanescentes, através da compra de créditos de carbono.
Vale ressaltar que durante os processos de certificação de sustentabilidade a compensação das emissões de gases é indicativo fundamental para a obtenção de selos ambientais como LEED, AQUA e EDGE. Isto decorre do fato de que, na construção civil, a intensa demanda por energia elétrica em todas as etapas _ desde a fabricação do aço até sua utilização efetiva na obra _ é um fator que eleva, demasiadamente, a quantidade de gases CO² lançados na atmosfera.
Além disso, outras atividades distintas também favorecem a emissão destes gases, entre as quais estão a queima de combustíveis e a geração de resíduos que podem ser descartados de forma incorreta.
Desse modo, ao realizar o diagnóstico de um projeto e elaborar uma estratégia de ações ecologicamente corretas, a Sustentech analisa e certifica:
- Utilização de materiais regionais: ao optar por insumos e matérias-primas que estejam próximos do empreendimento, a necessidade de transporte em longas distâncias reduz a emissão de carbono na atmosfera;
- Redução de resíduos gerados pela obra através de reuso e reciclagem;
- Utilização de fontes de energias renováveis como energia solar e eólica;
- Criação de sistemas alternativos de aquecimento (vindos da energia solar, por exemplo) que reaproveitam a energia gerada na própria construção;
- Seleção de materiais menos agressivos ao meio ambiente durante o processo de construção. Ressalte-se que materiais como ferro, aço, cimento, tintas, madeiras etc. também foram feitos em processos que agridem o meio ambiente. Por isso, privilegiar materiais que tenham sido produzidos de forma menos agressiva ao meio ambiente, também é um aspecto essencial que gera, ao longo do processo, resultados efetivamente sustentáveis.
Perfil – Sustentech
Uma empresa que trabalha para implementar, de forma concreta, ações sustentáveis: assim é a Sustentech. Desde sua fundação, há 15 anos, a empresa já atuou em inúmeros projetos dos mais diversos segmentos oferecendo soluções e viabilizando práticas sustentáveis. Desde modo a Sustentech também tem contribuído para difundir o conhecimento em torno da sustentabilidade. Para acessar o portfólio da empresa e saber mais sobre o trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais da Sustentech acesse https://www.sustentech.com.br/about
fonte: assessoria de imprensa/imagem de abertura https://www.freepik.com/aapsky