O economista Eduardo Moreira deu uma palestra, nessa segunda, na reunião da Comissão Especial da Reforma da Previdência na Assembléia Legislativa de Pernambuco.
O evento ocorreu no auditório Sérgio Guerra e contou com a participação de deputados estaduais e federais e representantes de sindicatos e centrais de trabalhadores. Eduardo Moreira falou por cerca de cinquenta minutos e se posicionou contra a proposta de reforma da previdência em tramitação na Câmara dos Deputados.
Ele defendeu investimentos do Estado para estimular o crescimento da economia e superar o déficit nas contas públicas. Moreira criticou a elite nacional e em especial o setor financeiro; afirmou que a proposta do Governo Bolsonaro vai prejudicar as pessoas de renda mais baixa e acentuar a desigualdade social.
Como alternativa à reforma da previdência, propôs uma mudança no sistema de impostos do Brasil. “A reforma tributária tinha que ser feita muito antes para a gente redistribuir as riquezas do Brasil de modo a fazer com que as pessoas mais pobres tenham acesso aos meios de produção, tenham acesso a recurso, tenham acesso a financiamento e possam ser a força motriz que esse país precisa. A força motriz do país não pode vir de zero vírgula um por cento das pessoas que moram no país.” Eduardo Moreira também defendeu uma greve geral a fim de pressionar o Congresso Nacional contra a reforma.
fonte: Alepe (Assembléia Legislativa de Pernambuco)