O programa Profissão Repórter, da TV Globo, ao falar sobre o Alzheimer, mostrou questões importantes sobre a doença e também sobre a velhice em um país como o nosso, que avança para o envelhecimento populacional e ainda não resolveu questões básicas ligadas à saúde. Vale a pena ver.
Em menos de 30 anos o mundo terá mais de 100 milhões de pessoas acometidas pelo Mal de Alzheimer. Hoje, no Brasil são mais 1.2 milhões. A cada ano, cerca de 100 mil novos casos aqui são diagnosticados.
Este só mais um dos problemas causados pelo envelhecimento populacional. Incrível é, para não dizer outra coisa, que em plena disputa eleitoral para a presidência da República, nenhum candidato toque no assunto do envelhecimento demográfico brasileiro, como se o fenômeno não existisse.
Há três anos o programa ” Profissão Repórter ” apresentado pelo jornalista Caco Barcellos, e por uma equipe de talentosos repórteres, denunciou os gravíssimos problemas causados pelo Mal de Alzheimer. Doença sem cura ainda, mas que pode ser diagnosticada precocemente e atenuada, diminuindo o sofrimento de todos envolvidos, paciente, familiares e quem está a sua volta.
Assistam e tirem suas próprias conclusões: