O escritor que é um marco na literatura mundial, deixou uma quantidade surpreendente de poesias, contos e escritos. A BibliON separou indicações gratuitas
Considerado um dos mais importantes escritores do modernismo e poeta de língua portuguesa, o multifacetado Fernando Antonio Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, em 13 de Junho de 1888. Ele ganhou destaque na poesia com a criação de mais de 20 heterônimos (autores fictícios) como Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares. Os temas explorados pelo autor são dos mais variados embora tenha escrito muito sobre sua terra natal, Portugal. E mesmo com uma vasta obra, grande parte de seus livros foi publicada somente após a sua morte.
E em comemoração aos 135 anos do escritor, a BibliON – biblioteca digital gratuita de São Paulo – separou algumas obras para leitura gratuita na plataforma.
Confira abaixo nossas dicas:
ABC de Fernando Pessoa – Fernando Pessoa
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão. Muitas frases de Fernando Pessoa são comumente consideradas reflexões úteis para a vida. As 140 citações contidas neste ABC testemunham o gênio e apresentam o homem por trás do mito. Com temas tão diversos como a vida, o envelhecimento e a morte; o amor, o desejo e o ódio; a escrita, a leitura, o sonho e a viagem, esta obra é um tesouro de sensibilidade e de sabedoria retirada da poesia e prosa de Pessoa e seus heterônimos.
Fernando Pessoa Uma quase autobiografia – José Paulo Cavalcanti Filho
Fernando Pessoa: uma quase autobiografia é a mais completa obra de referência das muitas personas assumidas pelo poeta português. Seus heterônimos, muitos deles desconhecidos do grande público, revelam-se no livro de José Paulo Cavalcanti com riqueza de detalhes, apresentando a produção e as origens de cada um desses que habitaram o imaginário e a escrita de Fernando Pessoa. Desde a sua morte, em 1935, mais de seis mil livros foram publicados sobre a obra do escritor português, mas biografias só existem três (1950, publicada em Portugal; 1986, na Espanha, e 1996, na França), além de uma fotobiografia, que fará parte da exposição. Fernando Pessoa morreu aos 47 anos e passou a maior parte deles em Lisboa. Sua vida, voltada inteiramente para a arte, despertou em Cavalcanti o desejo de reverberar versos como o de sua persona mais famosa, o poeta Álvaro de Campos: “Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.” E foi com essa determinação que o escritor pernambucano dedicou os últimos 10 anos à vida e obra do poeta.
Eu, Fernando Pessoa em quadrinhos – Fernando Pessoa
Nesta narrativa em quadrinhos Fernando Pessoa é visto a partir de sua obra e de uma carta em que ele explica ao amigo Adolfo Casais Monteiro o nascimento e vida de seus principais heterônimos – Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos – e do semi-heterônimo Bernardo Soares. O roteiro construído por Susana Ventura com base em textos históricos (cartas, obituários dos jornais de época) recebeu a leitura visual vertiginosa e genial de Guazzelli, em sua segunda incursão pela obra pessoana. O entusiasmo do quadrinista pela obra do poeta português gerou um curta-metragem de animação em formato de poema visual, o qual retrata o dia em que Fernando Pessoa virou imortal. Para isso Guazzelli também invocou seu “heterônimo”, que trabalha com animação há mais de vinte e cinco anos.
Fernando Pessoa, o cavaleiro de nada – Elisa Lucinda
Em seu primeiro romance, Elisa Lucinda mistura sua voz à de Fernando Pessoa, tecendo uma narrativa que une escritos do poeta às suas palavras de leitora e, assim, recriar a biografia daquele que registrou seus pensamentos, desassossegos, amores, humores e opiniões em versos, diários, cartas, ensaios e fragmentos. Da leitura das palavras de Pessoa, Lucinda extraiu os principais eventos de sua vida, desde a criação de seu primeiro poema até seu último suspiro, passando por suas relações familiares, sua visão de Portugal, suas viagens na África, seu movimento como poeta da vanguarda portuguesa e o surgimento seus principais heterônimos – entre eles Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Bernardo Soares e o primeiro de todos, o Cavaleiro de Nada. É de forma lírica, sem prescindir do tom sarcástico de Pessoa, que a escritora brasileira guia tanto o leitor iniciado quanto aquele que busca conhecer suas palavras pela vida e pela obra de Pessoa. • Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada traz um projeto gráfico único e ilustrado, que reúne uma seleção de fotos capaz de traduzir em imagens os versos do poeta.
A vida oculta de Fernando Pessoa – André F. Morgado
A vida oculta de Fernando Pessoa é uma história que conta de forma alternativa parte da vida e obra do poeta, convidando o leitor a conhecer factos históricos reais, desde o seu nascimento, articulando-os com um mundo sobrenatural, idealizado pelos autores. Nesta história, Fernando Pessoa pertence a uma sociedade secreta que tem como objetivo salvar a sociedade portuguesa de um mal. Essas obrigações, no entanto, forçam-no a tomar decisões difíceis que darão origem à sua afamada heteronímia.
Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimos de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios.
O sistema de busca permite a utilização de diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto. (imagem de abertura Fernando Pessoa provavelmente em 1914/imagem domínio público)
Portal Plena Gente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Compartilhe nossas publicações. Comente, curta! Nós agradecemos!