Editora ConVerso: nova casa editorial representa mais uma opção para a literatura nacional

Posted by

A editora, fundada pelo grupo Os Conversadores, lançou quatro livros em sua estreia que ocorreu em São Paulo, na sede do Armazém do Campo

É com enorme alegria que a ConVerso anuncia a sua chegada ao meio editorial com a intenção de publicar, além de gêneros literários variados _  poesia, conto, crônica, romance e biografia _ também  obras de artes em azulejos.

Segundo os organizadores, a Editora não tem outra intenção que não seja a de registrar as diversas manifestações literárias e também artísticas, marcando sua iniciativa, neste primeiro momento, com o lançamento das seguintes obras de poesia: “3 Cadernos Hoje”, de Cacá Mendes; “imargens”, de Edson Tobinaga; “Rimas Veganas (volume 1), de Patrícia Casadei; e “Reunião de Poemas”, de
Risomar Fasanaro. Além dos livros, uma  série de azulejos artísticos do multiartista Edson Tobinaga, criada a partir de ilustrações presentes na obra “40 Poetas em SP” ( edição organizada pelo Sarau dos Conversadores em 2019 )

Todos os artistas/autores pertencem,  em sua maioria,  ao núcleo gestor d’Os
Conversadores.  A estreia da editora ConVerso ocorreu no dia  25 de janeiro, quando a cidade de São Paulo fez  471 anos de vida.

O lançamento das obras acima listadas foi feito na sede do Armazém do Campo, em São Paulo, com o apoio da Livraria Expressão Popular, numa parceria que busca fortalecer a literatura e a arte, unindo essas ações culturais a um consistente projeto de agroecologia e consumo responsável.  Isto porque os editores entendem  a arte como alimento da alma, do espírito, e suas criações tornam a humanidade mais sensível e,  consequentemente, mais solidária e persistente na busca e construção de um mundo melhor e  mais sustentável.

A ConVerso nasce com o compromisso de facilitar as edições de poetas e escritores, com tiragens por demandas e custos mais acessíveis para todos. Ela também nasce com o compromisso de ampliar o alcance a autores pouco conhecidos, criando alternativas que possam ir além da “bolha” de cada um.

Uma Editora que pretende ser um polo aglutinador de autores e leitores, seja através de divulgações tradicionais, seja através de ações que também possam promover o livro ou produtos diversos – a exemplo dos azulejos artísticos de Edson Tobinaga, que foram lançados nessa mesma ocasião.

Os autores:

– Cacá Mendes é poeta, compositor e produtor cultural, nascido em Monte Belo, MG, vive em São Paulo desde 1980 e é um dos criadores e coordenadores do grupo e do Sarau dos Conversadores. Autor de “Crônicas de Segunda” (prosa, Desconcertos Editora, 2019), “Manifesto do fim do mundo” (poesia, Desconcertos Editora, 2021), dentre outros.

– Edson Tobinaga é músico, arranjador, compositor, poeta e artista visual, nascido em São Paulo (SP) e também um dos criadores e coordenadores do grupo e do Sarau dos Conversadores. Autor de “Canções de Frágil Alvenaria” (poesia, Desconcertos, 2019), e “Rui Cine Souza – Elogio ao DesHeroísmo” (prosa, Desconcertos, 2023).

– Patrícia Casadei é violinista, compositora e poeta, nascida em São Paulo (SP), onde trabalhou na Orquestra Sinfônica da USP, por 33 anos. Atualmente integra o grupo e o Sarau dos Conversadores.

– Risomar Fasanaro é escritora e artista visual, nascida em Recife (PE). Vive em Osasco desde os anos de 1960. Autora de vários livros de poemas e contos, dentre os quais o romance autobiográfico “Eu: primeira pessoa, singular”, Prêmio Tereza Martin de Literatura de 1993.

– Risomar Fasanaro é escritora e artista visual, nascida em Recife (PE). Vive em Osasco desde os anos de 1960. Autora de vários livros de poemas e contos, dentre os quais o romance autobiográfico “Eu: primeira pessoa, singular”, Prêmio Tereza Martin de Literatura de 1993.

Histórico do coletivo

“Os Conversadores” surgiu em 2008 com a oficina/show CONVERSA EM 3 ATOS, mesclando teatro, música, poesia e cinema, apresentando-se no Cineclube Consciência (Jundiaí), Cineclube Baixa Augusta (na rua Augusta, em SP), Virada Cultural Paulista (São Bernardo do Campo), além de outros espaços na capital paulista; a partir dessa oficina, nasceu o espetáculo poético-musical também intitulado OS CONVERSADORES, que se apresentou, entre tantos outros, nos seguintes locais: Teatro Municipal de Mococa (Mococa, SP); Teatro Glória Rocha (Jundiaí, SP); algumas unidades da Livraria da Vila, São Paulo (SP); “Projeto Seis na Sé”, do Metrô de SP; “Projeto Música no Parque”, da Prefeitura de Osasco (SP). As duas montagens foram criadas pelo poeta Cacá Mendes e o músico Edson Tobinaga, com a produção de Tony Fernandes. Em 2013, pensando num espaço mais amplo para as suas produções, e pensando num local que pudesse agregar outros artistas, o grupo criou o Sarau dos Conversadores, seu carro chefe, que teve sua estreia em 19 de junho daquele ano, em cartaz até os dias de hoje. O grupo, atualmente, é composto pelos seguintes artistas: o poeta e compositor Cacá Mendes, o músico, compositor e poeta Edson Tobinaga, a intérprete Tania Clemente, a violinista Patrícia Casadei, a produtora cultural Ninfa Moraes e o cantor e compositor Vieira Pato, com o apoio imprescindível de muitos outros parceiros e parceiras que frequentam e acompanham o Sarau há muitos anos.

(Para ver as fotos em tamanho grande, clique sobre elas).

Se você gosta do nosso trabalho  compartilhe e comente nosso trabalho.  Você também nos fortalece quando curte o PortalPlenaGente+ nas redes sociais!  A gente agradece!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *