O cinema italiano nunca foi tão plural, um cinema que olha para o exterior, com uma grande variação em temas e linguagens, desde as grandes produções até os novos diretores e o cinema independente.
Érica Bernardini*
“Talvez se produza demais, talvez se produza demais no mundo, com certeza vivemos um momento extraordinário para o cinema mundial e o cinema italiano está lá”, disse o presidente da Fundação Cinema para Roma, Gianluca Farinelli, na abertura da recente edição do Festival de Cinema de Roma.
O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO traz para o Brasil 17 filmes inéditos produzidos em 2021 e 2022, com diversas temáticas contadas através da comédia, romance e drama. Filmes baseados em histórias reais, filmes baseados em livros, dirigidos por diretores italianos famosos como Mario Martone, Sergio Rubini, Gabriele Salvatores, Roberto Faenza, Paolo Virzì e Francesca Archibugi.
Um dos principais filmes da nossa lista de inéditos é o filme NOSTALGIA, de Mario Martone, que teve estreia mundial na competição oficial do Festival de Cannes e é o filme escolhido para representar a Itália na corrida ao Oscar 2023.
A lista segue com uma seleção da recente cinematografia italiana com filmes exibidos em importantes festivais pelo mundo, como SICCITÀ (Seca), de Paolo Virzì, e IL BAMBINO NASCOSTO (O garoto escondido), de Roberto Andò, apresentados no Festival de Veneza. Com estreia no Festival de Locarno, serão apresentados: a animação YAYA E LENNIE: The Walking Liberty, de Alessandro Rak; o drama I GIGANTI (Os gigantes) ,dirigido e protagonizado por Bonifacio Angius; e IL COLIBRÌ (O Colibri), de Francesca Archibugi, com uma espetacular atuação de Pierfrancesco Favino. Já CALCINCULO (Carrossel),de Chiara Bellosi, chega diretamente do Festival de Berlim.
O cinema sempre “roubou” da literatura e ainda em 2022 muitos romances vivem uma nova vida através da tela grande. Mario Martone, Francesca Archibugi e Gabriele Salvatores em COMEDIANS, colocam-se ao serviço da palavra escrita para criar novos longas-metragens e trazer para a sala de cinema os amantes dos livros.
Ainda na seleção de inéditos do Festival estão: L’OMBRA DEL GIORNO (A Sombra do Dia), de Giuseppe Piccioni, com Riccardo Scamarcio no elenco; TOILET, dirigido e protagonizado por Gabriele Pignotta; e (IM)PERFETTI CRIMINALI ((Im) Perfeitos Criminosos), de Alessio Maria Federici.
Muitas vezes a vida real tonar-se um grande roteiro de cinema. É o caso de HILL OF VISION – A Incrível História de Mario Capecchi, Prêmio Nobel de Medicina, dirigida por Roberto Faenza; e I FRATELLI DE FILIPPO (Os Irmãos De Filippo), de Sergio Rubini, vencedor do David di Donatello de melhor trilha sonora com a impecável atuação da lenda Giancarlo Giannini.
A nossa seleção também abre espaço para diretores estreantes na telona como a comédia ACQUA E ANICE (Água e Anis) de Corrado Ceron, que traz Stefania Sandrelli no elenco e teve estreia no Festival de Veneza; SETTEMBRE (Setembro), de Giulia Louise Steigerwalt; e a dupla Fabrizio Moro e Alessio De Leonardisem GHIACCIO (Gelo).
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E ACESSE A PLATAFORMA DE EXIBIÇÃO AQUI
Como toda edição, o nosso Festival apresenta uma retrospectiva para matar a saudades ou ver pela primeira a vez, e este ano ele também está deslumbrante em nossa homenagem “As Musas do Cinema Italiano” que apresenta 16 longas clássicos protagonizados por divas como Anna Magnani poderá ser vista em ROMA, CIDADE ABERTA; Sofia Loren, em A BELA MOLEIRA e PÃO, AMOR E…; Claudia Cardinale, em A MOÇA COM A VALISE, À MEIA-NOITE, A RONDA DO PRAZER e VIOLÊNCIA E PAIXÃO, no qual divide a tela com Silvana Mangano. Monica Vitti, falecida no começo desse ano, será homenageada com a exibição de CIÚME À ITALIANA.
Também poderão ser vistas as beldades Gina Lollobrigida em PÃO, AMOR E FANTASIA; Stefania Sandrelli em O CONFORMISTA e MAL OBSCURO; Ornella Muti em OS COSTUMES OCULTOS DA BURGUESIA, PRIMEIRO AMOR e VENHA DORMIR LÁ EM CASA ESTA NOITE; Laura Antonelli em O INOCENTE; Sandra Milo em ÁDUA E SUAS COMPANHEIRAS; e Claudia Gerini e Margherita Buy no mais recente INIMIGAS ÍNTIMAS.
O Festival é uma iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em colaboração com a Embaixada da Itália, e este ano, além de estarmos no streaming em todo Brasil, também estaremos com uma versão presencial selecionada do Festival em 49 salas em cerca de 38 cidades do país. Com certeza, é um grande Festival de Cinema Italiano e toda programação é gratuita. Simplesmente extraordinário! (fonte site Festival Cinema Italiano – Imagem abertura: site 10notizieIT – GIANCARLO GIANNINI ‘MONICA VITTI RIVOLUZIONÒ LA COMICITÀ’)
*Diretora Cultural
Portal Plena Gente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Compartilhe nossas publicações. Comente, curta! Nós agradecemos!