Idosos abandonados: por que muitos filhos não querem sequer visitar seus pais? Estudioso analisa, em vídeo, as causa deste abandono _assista ao vídeo

Por que tantas pessoas idosas em instituições de longa permanência relatam abandono, mesmo tendo filhos e parentes próximos?

O vídeo publicado aqui, feito pela SBGG-DF (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Distrito Federal), analisa os impactos de dinâmicas familiares tóxicas e debate de que forma o  narcisismo parental molda as relações entre pais idosos e filhos adultos pode levar ao afastamento e abandono dos pais idosos em Instituições de Longa Permanência.

Nele o especialista em Gerontologia, Otávio Nóbrega, presidente da instituição citada, fala de modo bastante claro sobre as questões que envolvem a dinâmica familiar e que podem levar a este abandono.

 

Solidão na velhice nem sempre é consequência da negligência dos filhos ou como diz o ditado ‘gente má também envelhece’. (imagem freepick)

Por que tantos filhos/filhas não fazem questão de visitar ou mesmo de cuidar dos pais idosos? Nem sempre se trata de simples negligência, como relata o estudioso.

Veja a descrição do vídeo:

Estudos de especialistas como Ana Cláudia Quintana Arantes e Judith Herman. Reflexões sobre o impacto do narcisismo parental na saúde mental dos filhos. Estratégias de superação e reconstrução de relações familiares. ⚖️ Também discutimos o papel das novas políticas públicas, como a Política Nacional de Cuidados, no suporte a pessoas idosas e cuidadores familiares.

👉 Assista até o vídeo até o final para entender como essas dinâmicas influenciam o envelhecimento e descubra como superar os desafios emocionais e construir relações mais saudáveis.

Créditos do vídeo :  SBGG-DF (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Distrito Federal) 

A SBGG-DF (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Distrito Federal) tem como objetivo principal congregar profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento.

Se você gosta do nosso trabalho  compartilhe e comente nosso trabalho.  Você também nos fortalece quando curte o PortalPlenaGente+ nas redes sociais!  A gente agradece!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *