INICIATIVA FOCADA EM PROTAGONISMO FEMININO NO AUDIOVISUAL APROFUNDA A SUA VOCAÇÃO DE REDE DE TALENTOS EM 2023
A Rede Cabíria de Talentos reúne diferentes iniciativas voltadas para a valorização e estímulo de carreiras de roteiristas e histórias com protagonismo feminino na diversidade de sua expressão. Entre elas, destacam-se o Cabíria Prêmio de Roteiro e o Cabíria LAB, ambos com inscrições abertas de 10 de fevereiro a 02 de abril pelo site
an********@po*********.com
/True”>www.cabiria.com.br
Rumo a 8ª edição, o Prêmio Cabíria já recebeu mais de 1.000 inscrições e premiou quase 100 histórias. Destinado a roteiros de longa-metragem de ficção em estágio avançado de desenvolvimento, a iniciativa tem o objetivo de conectar novas autoras e histórias originais ao mercado audiovisual e contribuir para a realização de obras com protagonismo feminino nas telas e atrás das câmeras. A premiação inclui soma em dinheiro, consultorias, bolsas e/ou descontos em cursos, além do passaporte para a Rede de Talentos do Projeto Paradiso, instituição que investe em formação profissional, geração de conhecimento e impulsionamento de talentos do audiovisual.
Já o Cabíria LAB é um laboratório com foco em projetos audiovisuais em fases iniciais e intermediárias de desenvolvimento. A dinâmica do LAB abrange consultorias e masterclasses de especialistas para o impulsionamento de carreiras de roteiristas e seus conteúdos originais. As categorias contempladas são “longa-metragem de ficção”, “longa-metragem de ficção infantojuvenil” e “série de ficção”.
“Estamos muito felizes de estar pelo quinto ano seguido ao lado do Cabíria, um evento consolidado e relevante no mercado audiovisual”, celebra Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual do Instituto Olga Rabinovich.
Para a diretora e produtora executiva do festival, Vânia Matos, “identificar como Rede de Talentos as ações promovidas de forma transversal pelo Cabíria Festival é um amadurecimento dos processos vivenciados nas últimas edições e suas resultantes. É uma afirmação da posição que cultivamos como aliadas de uma cadeia produtiva audiovisual mais pró-ativa e interessada na igualdade de gênero, estímulo à diversidade e maior representatividade nas telas e atrás das câmeras”.
Marília Nogueira, idealizadora do Prêmio Cabíria e diretora do festival, corrobora: “O Prêmio e o Cabíria Lab somam 144 roteiros contemplados. Desde 2019, vemos nas telas obras que passaram pela Rede de Talentos Cabíria e outras com desenvolvimento contratados, ou em produção. Também é sensível o impulsionamento de carreiras de roteiristas da rede. Esses resultados somam ao nosso desejo de aperfeiçoar as ações e ampliar seus impactos positivos.”
Os roteiros e/ou projetos inscritos nas duas chamadas – Prêmio Cabíria e Cabíria LAB – precisam ter ao menos uma protagonista feminina e ser de autoria de roteiristas autoidentificadas mulheres, podendo ser em coautoria com pessoa(s) de identidade(s) e expressões de gênero diversas. A temática é livre.
Os resultados do Prêmio e do LAB serão divulgados entre junho e julho e suas realizações se darão no âmbito do Cabíria Festival Audiovisual. Em sua quinta edição, o evento será realizado no segundo semestre de 2023, com data e formato a serem anunciados em breve. Para tirar dúvidas e estimular as inscrições, estão disponíveis no canal do Youtube do festival (https://www.youtube.com/cabiria_festival) uma série de vídeos com masterclass acerca de cada categoria, reunindo nomes como Alice Marcone, Ana do Carmo e Renata Mizrahi.
Para as inscrições até 26 de março, a taxa terá valor promocional de R$90. De 27 de março a 02 de abril será cobrada a tarifa regular de R$120. Roteiristas trans, negras, indígenas e PcD poderão solicitar gratuidade nas inscrições, e roteiristas oriundas de periferias e mães-solo, recebem 20% de desconto nas inscrições realizadas até 26 de março, conforme regulamento.
Sobre a Rede Cabíria de Talentos
Criada inicialmente como um Prêmio de Roteiro dedicado a histórias escritas e protagonizadas por mulheres, ao longo de oito anos, a Rede Cabíria de Talentos já premiou quase 100 histórias e beneficiou mais de 40 projetos, exibiu obras audiovisuais de mais de 150 realizadoras, além de impulsionar a carreira de dezenas de roteiristas e cineastas. (fonte rede cabíria – imagem de abertura : premiadas da edição 2022 do prêmio cabíria/divulgação)
Portal Plena Gente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Compartilhe nossas publicações. Comente, curta! Nós agradecemos!