Veja quais são esses direitos e como usufrui-los!
-
BPC
Esse é um benefício oferecido a pessoas acima dos 65 anos e deficientes de qualquer idade, mas que possuam renda baixa. Ele é garantido para aqueles que recebem ¼ de salário mínimo por pessoa da família.
O BPC não paga 13º salário e nem pensão por morte, mas em contrapartida, não exige que o beneficiário tenha sido contribuinte.
O valor do benefício é de um salário mínimo ou seja, R$ 1.045. Para solicitar, é preciso que o solicitante tenha cadastro no CadÚnico. Depois, o usuário deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS e fazer o pedido do BPC.
Caso tenha dúvidas, o solicitante pode buscar informações através do telefone de atendimento 135.
-
Carteira do idoso
Pessoas com mais de 60 anos também podem solicitar a carteira do idoso, um documento que garante benefícios complementares e que pode contribuir para o acesso a serviços diversos.
O documento pode ser utilizado em todo território nacional e é garantido pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). O benefício tem validade de até dois anos e deve ser renovado.
A carteira deve ter informações básicas como número dos documentos pessoais e foto de identificação.
Para solicitá-la, o idoso deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município. Além disso, é preciso se cadastrar no CadÚnico.
-
Isenção de IPTU
Através do Estatuto do Idoso, alguns impostos sofreram isenção para os idosos. Um desses impostos é o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), mas por se tratar de um tributo municipal, nem todas as cidades aderiram à medida.
Não é um benefício muito divulgado, porém, muitas cidades já aderiram e é possível solicitar a isenção.
São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre são cidades que oferecem esse benefício, mas cada uma tem suas próprias regras. Para solicitar é preciso procurar a prefeitura de seu município.
fonte_ FDR
ISSO É O MÍNIMO QUÊ TODOS(AS) NOÍS MERECEMOS Á CHEGAR NESTA IDADE COM DIGNIDADE E VIVENCIA!