Iniciativa ressalta a importância desses profissionais e incentiva bares e restaurantes a acolhê-los e integrá-los
Coletar o que pode ser reaproveitado ou reciclado e reintegrar esses materiais à cadeia produtiva: o trabalho dos mais de 800 mil catadores que todos os dias cruzam ruas e cidades de norte a sul do Brasil vai muito além da logística reversa dessas embalagens e produtos – o que já não é pouca coisa. “Eles empreendem vida em nossas ruas, cuidam do nosso futuro”. É assim que Paulo Solmucci, presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), sintetiza a missão dos catadores, que prestam um serviço essencial para toda sociedade.
E é com objetivo de reconhecer e valorizar esse trabalho que a Abrasel, em parceria com a Associação Nacional dos Catadores (Ancat), lançou a campanha “De mãos dadas com os catadores”. “Queremos que eles sejam respeitados, acolhidos, reconhecidos e integrados à cadeia produtiva do nosso setor. São ações simples e acessíveis a qualquer um que queira apoiar nossa iniciativa. É um chamado para toda a sociedade”, convida Solmucci. “Estamos confiantes de que esta campanha em parceria com a Abrasel promoverá a visibilidade dos catadores e catadoras, especialmente com o setor de bares e restaurantes, e o reconhecimento da prestação de serviços dos principais atores da cadeia da reciclagem, e que fazem a economia circular girar de verdade no Brasil”, destaca o catador e presidente da ANCAT, Roberto Rocha.
Simples e eficaz
A campanha conta com diferentes fases, cada uma delas destacando a integração e a colaboração entre catadores e o setor de bares e restaurantes. A primeira etapa tem foco em tirar esses trabalhadores da invisibilidade, com o chamado “Quem faz um trabalho de encher os olhos não pode ser invisível”.
Na sequência, o objetivo é alertar a todos sobre os pequenos gestos que deveriam ser a tônica do relacionamento com esses trabalhadores. Dar bom dia, perguntar o nome e oferecer um copo d’água são bons exemplos.
“Você consumiu, ele passou e a vida se renovou” dá o tom da terceira fase, cujo objetivo é integração desses profissionais a cadeia produtiva.
Para Getúlio Andrade, catador há 28 anos em Belo Horizonte, a campanha é uma oportunidade de reconhecimento ao trabalho realizado por ele e por milhares de catadores. “Muitas vezes somos julgados pelo trabalho que a gente presta, né? Então acho muito importante ser reconhecido por este trabalho. Chegar para recolher um material e a pessoa te oferecer uma água, perguntar se você está precisando de alguma coisa, motiva a gente a cada vez mais a estar imbuído nessa causa. Já vai proporcionando muita gente a entender a importância que é fazermos a reciclagem, até para termos um mundo melhor”, comenta.
Participe
A iniciativa é aberta a qualquer empresa, formador de opinião, organização ou cidadão que queira fortalecer o reconhecimento aos catadores. Para participar, basta entrar no site, baixar as peças gratuitamente e compartilhar nas redes sociais e em outros canais:
an********@po*********.com
/True” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer” data-saferedirecturl=”https://www.google.com/url?q=https://click.cse360.com.br/Click/AddCampaignEmailClick/58db8867-f6d3-427b-fff0-08db6cc1663f/materiais.abrasel.com.br%25252fparceria-circular/66b3c74c-c769-4b20-b16d-08d7c5ff26d1/
an********@po*********.com
/True&source=gmail&ust=1687889594435000&usg=AOvVaw0rm_Ly88fGsL1uyI0tYnL_”>materiais.abrasel.com.br/
“Queremos, num futuro próximo, promover ganho de eficiência para catadores, para otimizar o tempo das coletas e a qualidade do material recolhido, por exemplo. Entendemos que o primeiro passo para isso é criar uma relação de gentileza, acolhimento e parceria entre esses profissionais e a nossa sociedade”, afirma Paulo Solmucci.
Portal Plena Gente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Compartilhe nossas publicações. Comente, curta! Nós agradecemos!