Pacientes mais idosos geralmente têm mais problemas de saúde geral. É muito importante descrever ao dentista seu histórico médico, tratamentos atuais e medicamentos em uso (os manipulados e suplementos alimentares também).
Maíra Sabato Knirsch**
O cuidado com a saúde bucal vai se tornando cada vez mais importante conforme os anos vão se passando.
Antigamente era comum ouvir que uma pessoa aos 80 já perdera todos os dentes e usa uma prótese/dentadura. Hoje temos pacientes com mais de 90 anos com todos os dentes na boca.
Mas por que essa perda dental era tão comum?
Com a idade, a salivação tende a ficar cada vez menor e acumula-se mais tártaro. A placa bacteriana e tártaro acumulados ao redor dos dentes ao longo de anos, causa perda óssea, o dente começa a amolecer e cai.
Por isso, o ideal seria fazer limpeza/profilaxia no dentista com maior frequência: a cada 5/6 meses.
Além disso, o uso regular de alguns medicamentos pode provocar redução do fluxo salivar e menor sensação de paladar.
É recomendável também evitar comer algo muito quente e beber algo muito gelado ao mesmo tempo. Esse choque térmico pode causar trincas nos dentes. Uma trinca, após muitos anos, pode acumular manchas ou evoluir para uma fratura.
Pacientes mais idosos geralmente têm mais problemas de saúde geral. É muito importante descrever ao dentista seu histórico médico, tratamentos atuais e medicamentos em uso (os manipulados e suplementos alimentares também). Para planejar procedimentos cirúrgicos ou até mesmo para ministrar uma anestesia simples, essas informações são vitais.
Em pacientes que usam próteses/dentaduras, é bastante comum a estomatite, principalmente a candidose.
A idade não é um fator determinante para a saúde bucal, porém a higienização é mais dificultosa em pacientes com dificuldades motoras como a artrite ou artrose. Essa, dificulta a escovação e o ato de passar o fio dental. Há produtos que facilitam essa limpeza, como a escova elétrica, o fio dental que já vem esticado em uma haste e os jatos de limpeza.
Se você percebeu recentemente dificuldade em mastigar, engolir, perda de paladar, desconforto, feridas ou áreas com inchaço procure seu (sua) dentista.
Com alguns cuidados, pode-se fazer com que seus dentes te acompanhem toda a vida.
** Maíra Sabato Knirsch é dentista especialista em dentística estética
Imagem: Pixabay