como eliminar corticoide do corpo

Saiba como diminuir efeitos colaterais do corticoide no corpo

Posted by

Alergista dá dicas para minimizar reações causadas pelo uso dos corticoides, encontrados em anti-inflamatórios, na forma de pomadas, comprimidos, sprays e injetáveis

Redação Plena
Encontrados em anti-inflamatórios, na forma de pomadas, comprimidos, sprays e injetáveis, os corticoides são substâncias sintéticas, semelhantes aos hormônios cortisol e aldosterona, usados para o combate e tratamento de reações alérgicas como urticária, asma e rinite.  O uso prolongado do medicamento pode gerar efeitos colaterais, como o ganho de peso, conforme alerta o médico alergista Diener Frozi.
Isso acontece porque os corticoides prejudicam a função da insulina, aumentando as taxas de açúcar no sangue, fazendo com que o organismo passe a acumular gordura. Outras complicações relacionadas ao uso recorrente do medicamento estão relacionadas ao desenvolvimento de estrias, inchaço, retenção de líquidos, pele com tendência a acne, além de possíveis alterações renais e hepáticas”, explica o especialista que é responsável pelo projeto “Viva Sem Alergia”, em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense.


Como eliminar efeitos colaterais do corticoide do corpo

Para minimizar os impactos indesejáveis desse tipo de medicamento, Doutor Frozi orienta os pacientes a realizar uma bateria de exames, antes de iniciar uma atividade física, acompanhada por dieta com restrição de sal. “Recomendo controlar a ingestão de gorduras, embutidos, refrigerantes e aumentar o consumo de líquidos, bem como a prática de esportes. É importante esclarecer que os efeitos se agravam com a utilização contínua, o uso esporádico, como para tratar crises agudas, oferece menos riscos”, afirma.

Deixe um comentário