ENVELHECER COM AUTONOMIA: A prática da musculação e os benefícios para os idosos

Posted by

Quando praticada regularmente, a musculação ajuda no controle de diversas doenças como osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e artrite

Jornal da USP/Izabel Leão

O processo de envelhecimento traz como consequência a diminuição do funcionamento dos nossos sistemas corporais. Por exemplo, perdemos massa óssea, massa muscular, o nosso coração vai perdendo sua vitalidade, assim como todos os outros sistemas. Essa perda é natural e progressiva, à medida que a idade avança. Esse enfraquecimento dos músculos em idosos, somado ao sedentarismo, dificulta a realização de atividades cotidianas, como caminhar, carregar compras e subir escadas, prejudica o equilíbrio e aumenta o risco de quedas, que é muito comum na terceira idade e muito prejudicial. Mas, por outro lado, podemos retardar esse processo, com a prática da atividade física, cujos efeitos benéficos se contrapõem aos efeitos do processo de envelhecimento. O processo de envelhecimento causa a perda da massa muscular e, ao contrário, o exercício faz com que ganhemos massa muscular e a atividade que mais influencia no ganho de massa muscular é a prática da musculação. Por esse motivo, é muito importante a recomendação da musculação para idosos e em qualquer idade. Quando praticada regularmente, a musculação também ajuda no controle de diversas doenças como osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e artrite.

Como recomendação para pessoas que gostariam de começar a praticar, o professor Farah sugere procurar um médico para verificar o estado geral de saúde e um professor de educação física, que deverá orientar a prática correta dos exercícios, a recomendação das séries e repetições e a carga de treinamento. A prática da musculação vai melhorar, e muito, a força muscular, trazendo autonomia e melhor qualidade de vida na fase do envelhecimento.

OUÇA A MATÉRIA AQUI 

Se você gosta do nosso trabalho  compartilhe e comente nosso trabalho.  Você também nos fortalece quando curte o PortalPlenaGente+ nas redes sociais!  A gente agradece!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *