Dados do Ministério da Saúde mostram quais são as principais causas de morte entre os idosos brasileiros. Diante delas nos perguntamos: é possível adiar, ao máximo, a morte?
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre os cerca de 780 mil idosos que morreram, em 2019, no Brasil as principais causas foram:

Será que dá para adiar, ao máximo, a chegada da morte? Em razão das causas, sim. Ter uma boa alimentação, praticar esportes ou exercícios físicos, fazer exames preventivos, manter o cérebro funcionando e sendo estimulado a funcionar todo dia… Também: manter relacionamentos sociais, buscar a interação (amorosa, afetuosa, fraterna …) , trabalhar enquanto for possível, quer dizer: viver de forma plena! Ou como tão bem escreveu Miguel de Cervantes (1547 – 1616)
“Até a morte, tudo é vida”.
foto de abertura-foter/realize-photo
Jornalista com experiência sobretudo em redação de textos variados - de meio ambiente à saúde; de temas sociais à política e urbanismo. Experiência no mercado editorial: pesquisa e redação de livros com focos diversos; acompanhamento do processo editorial (preparação de textos, revisão etc.); Assistência editorial free lancer. Revisora Free Lancer das editoras Planeta; Universo dos Livros e Alta Books. Semifinalista do Prêmio Oceanos 2020.