Esta terapia proporciona à mulher o padrão hormonal próximo ao que ela tinha antes, aliviando ou até mesmo eliminando os sintomas típicos da menopausa.
*Por Rodrigo Ferrarese
A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) é a suplementação de hormônios (sintéticos ou naturais) feita para repor a diminuição destes, ocasionada pelo climatério, etapa da vida feminina também conhecida como menopausa.
Considera-se a menopausa como um diagnóstico retroativo, ou seja, somente um ano após menstruar pela última vez é que podemos usar esse nome. Vale lembrar, no entanto, que mesmo antes do estabelecimento da menopausa, a mulher pode sentir alguns de seus sintomas.
Normalmente, essa fase ocorre por volta dos 50 anos de idade.
Esses sintomas são imprevisíveis: nem toda mulher sente todos eles e cada uma tem um sintoma específico, com intensidade e duração também variáveis. Os mais frequentes são calores (que chamamos de fogachos), alterações de humor, insônia, alteração de peso e ressecamento vaginal.
A TRH proporciona à mulher o padrão hormonal próximo ao que ela tinha antes, aliviando ou até mesmo eliminando os sintomas. Além disso, também pode melhorar a hidratação da pele, fortalecer os ossos e cabelos; favorecer a libido e a autoestima. Mas é importante frisar que esse recurso não deve ser utilizado apenas para resultados estéticos.
Como a TRH pode ser feita? Através de comprimidos, géis ou adesivos para a pele. A duração do tratamento pode variar, dependendo da paciente.
Sobre Rodrigo Ferrarese
Rodrigo Ferrarese é formado pela Universidade São Francisco, em Bragança Paulista. Fez residência médica em São Paulo, em ginecologia e obstetrícia no Hospital do Servidor Público Estadual.
foto: foter/ed yourdon