Saúde bucal na terceira idade: Conheça os cuidados necessários

Saúde bucal na terceira idade costuma ser um assunto delicado, especialmente quando se fala em prevenção, foco deste conteúdo!

Existem diversos mitos em relação à terceira idade, inclusive envolvendo o sorriso. Antes de tudo: Sim, é possível ser idoso e ter uma saúde perfeita.

Cáries e gengivite, por exemplo, são doenças bucais que idosos possuem propensão a desenvolvê-las, realmente, mas é possível preveni-las com uma série de cuidados diários!

Continue a leitura deste conteúdo e saiba quais são os cuidados necessários para ter uma boa saúde bucal na terceira idade com base em medidas preventivas.

1 – Visite o dentista semestralmente

Claro, essa não ficaria fora do topo da lista! Afinal, quem quer ter uma boa saúde bucal deve ir ao dentista regularmente!

O cirurgião-dentista é o grande encarregado de te acompanhar para que sua saúde bucal esteja sempre adequada.

Consultas a cada 6 meses são fundamentais para prevenir doenças bucais ou corrigi-las antes delas tornarem-se complicações maiores e irreversíveis.

Nunca deixe de visitar o dentista. Não espere ter sintomas.

2 – Hidratação

A hidratação é fundamental para a saúde bucal e de todo o corpo, pois previne uma série de doenças e traz uma série de benefícios.

Em relação à boca, a ingestão diária de líquido recomendada ajuda a equilibrar o Ph bucal, limpar os dentes e gengiva estimular a produção de saliva, que costuma ser prejudicada na terceira idade.

Sobre o corpo, a hidratação promove o bem-estar geral, trazendo benefícios à pele, órgãos e principalmente saúde mental.

3 – Higienização bucal

Considerando que na terceira idade o Ph bucal tem algumas alterações e a boca diminui a produção de saliva naturalmente, a higiene precisa ser feita de maneira cuidadosa.

Em decorrência dos dentes e gengivas mais frágeis, escove os dentes com escovas menores e com cerdas macias a fim de realizar uma limpeza mais profunda e preservar o tecido gengival.

Nesta fase da vida o creme dental é também muito importante! É recomendável a utilização diária dos que possuem flúor, pois essa substância colabora para o fortalecimento do dente e ainda previne o aparecimento de cáries, que em casos muito avançados, podem levar a necessidade de um implante dental.

Já os enxaguantes, embora sejam queridos por muita gente, só devem ser usados quando recomendados por um profissional especializado. Tenha cuidado.

4 – Fio dental

O uso correto do fio dental é fundamental para uma boa saúde bucal e deve ser usado todos os dias!

Ele deve ser usado após as escovações a fim de eliminar o resto dos alimentos entre os dentes e principalmente a placa bacteriana que se forma após as refeições.

A utilização recorrente do fio dental previne doenças que podem acometer a boca região, como cáries, gengivite, periodontite e ainda é um aliado para manter o hálito fresco e agradável.

A fim de não agredir o tecido gengival, aplique o fio dental de forma leve entre os dentes e mova-o para frente e para trás suavemente e sem contato com a gengiva, evitando cortá-la ou mesmo irritá-la.

Se mesmo assim sua gengiva sangrar, é provável que você tenha gengivite. O melhor a se fazer é procurar o seu dentista de confiança e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

5 – Alimentação

A alimentação equilibrada tem função fundamental na saúde de todo o corpo e os impactos de maus hábitos parecem com maior frequência justamente na terceira idade.

Sobre a saúde bucal em específico, não ingira diariamente alimentos ricos em açúcar, farinha e corante. Assim, você terá os seguintes benefícios:

  • Melhora do hálito;
  • Clareamento natural dos dentes;
  • Prevenção de cáries;
  • Controle da gengivite;
  • Regulação do Ph bucal.

Estética

Mas além dos aspectos saudáveis ditos acima, muitas vezes com o passar da idade, os dentes acabam ficando com uma coloração um pouco desagradável, e para isso existem alguns tratamentos que podem ser feitos, inclusive para os idosos.

Existem diversas formas de clareamento, entre as mais usadas temos a lente de contato dental, tratamento que cada vez mais vem ganhando espaço nos últimos anos, principalmente pelos mais jovens, porém é um tratamento que também pode ser realizado na população mais velha.

Esse tratamento de lente nos dentes, também tem como objetivo, além de clarear, alinhar o seu sorriso. Porém o alinhamento é feito com maior eficácia através dos já tradicionais aparelhos dentais.

E quando de fala em aparelhos, também existe um tipo de tratamento que cada vez mais vem ganhando espaço, que é através da colocação de um aparelho dental transparente, que possui a mesma função de um aparelho convencional, porém praticamente invisível, o que traz uma aparência muito mais bonita.

Conclusão

Cuidar da saúde bucal está muito além de escovar os dentes três vezes ao dia e aparecer no dentista de vez em quando. Na verdade, assim como todo o corpo, deve ser priorizada em todos os momentos da vida.

Na terceira idade é comum o surgimento de doenças que se desenvolvem com o tempo naturalmente, porém é possível minimizá-las com cuidados preventivos.

Por isso, neste conteúdo você descobriu 5 cuidados indispensáveis para manter a saúde bucal na terceira idade e chegar neste estágio com qualidade de vida.

Sempre se consulte com profissionais da saúde e adote um estilo de vida saudável, essas são as melhores maneiras de viver de bem com a vida.

 

Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *