A alta de preços dos alimentos é responsabilidade de Paulo Guedes e Bolsonaro

Wanderley Parizotto, economista

A ALTA DO PREÇO DO ARROZ É RESPONSABILIDADE DE PAULO GUEDES E NÃO DE SUPERMERCADISTAS.

Bolsonaro, por ser analfabeto em todas as ciências, não sabe, mas estoques reguladores de produtos fazem parte da vida de qualquer  país onde governos são conduzidos por pessoas minimamente bem formadas.

Explico: Se arroz, feijão, café, açúcar e outros são muito importantes para o consumo diário da população de um país, é imprescindível que este país mantenha estoques de tais produtos por um período para enfrentar problemas como:

– quebra de safras (isto é, redução de produção por problemas do clima: chuva, seca ou frio);

– aumento de compras externas em razão da desvalorização do preço da moeda. Explico: Com um dólar compro cinco e poucos Reais. Portanto, nossos produtos, ficam mais baratos para quem tem dólar. Todo o comercio internacional é feito em dólar.

Para enfrentar estes problemas, países conduzidos por pessoas lúcidas mantêm estoques reguladores.  Quer dizer, o governo federal compra produtos para no caso de falta, poder abastecer o mercado e equilibrar oferta de produtos e preços.

O Brasil tem hoje 22 toneladas de arroz em estoques reguladores. Uma carreta. Dados da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento.

A ideia vendida por este governo, de que o mercado regula e define tudo nos levará ao caos. Paulo Guedes é incompetente. O Governo como um todo também.

Deixe um comentário