Fases avançadas das demências

A demência é uma doença progressiva e a pessoa portadora dessa condição se tornará cada vez mais frágil. Aqui você encontrará uma descrição do que  esperar nas fases avançadas da doença, além de algumas questões importantes.

As pessoas com demência diferem na velocidade com que as suas capacidades se alteram. Mas, sendo esta uma doença progressiva, as capacidades vão sofrer uma deterioração.

A maioria das pessoas, nas fases avançadas  necessita de cuidados totais e usualmente recebem este tipo de cuidados numa clínica. No entanto, algumas famílias e cuidadores escolhem cuidar da pessoa em casa.

Veja abaixo quais são as fases da demência:

  • Perda progressiva de memória

Esta pode ser uma etapa particularmente perturbadora para a família e cuidadores, uma vez que a pessoa pode ser incapaz de reconhecer os familiares mais próximos.

  • Perda das capacidades físicas

A maioria das pessoas com demência perde gradualmente a capacidade de andar, lavar-se, vestir-se e alimentar-se de forma autônoma. Também podem ser afetadas por outras doenças tais como infarte ou artrite e sua mobilidade se reduz. Geralmente, nesta fase, podem ficar restringidas a uma cama ou cadeira.

  • Comunicação

A pessoa com demência terá uma dificuldade crescente para compreender o que está sendo dito ou o acontecendo à sua volta. Pode gradualmente perder a capacidade de falar, repetir palavras ou chorar sem motivo aparente.

  • Alimentação

É comum as pessoas, nas fases avançadas da doença, perderem uma quantidade significativa de peso. A pessoa pode esquecer-se de como comer e beber ou não reconhecer a comida quando esta lhe é dada. Algumas pessoas tornam-se incapazes de engolir de forma apropriada. Pode ser necessário considerar o fornecimento de suplementos alimentares. Se a pessoa tiver dificuldades em engolir, se não comer ou beber durante um período significativo de tempo e se a sua saúde estiver afetada, pode ser necessário considerar outra forma, sem ser pela via oral, para fornecer os suplementos alimentares.

  • Manter a comunicação

Quer a pessoa com demência esteja em casa ou numa clínica, comunicar-se com ela continua sendo muito importante. Algumas capacidades permanecem, embora muitas se percam à medida que a doença  progride. Apesar disso, a pessoa costuma manter os sentidos do tato, audição e a capacidade de responder a emoções.

  • Perto do fim

Pode ser muito difícil para os familiares e cuidadores prepararem-se para o fim, mas pensar sobre a situação e fazer alguns planos podem ajudar. Quando alguém atinge as fases finais de vida, uma das maiores preocupações é garantir que a pessoa esteja confortável e com a menor dor possível. Se você estiver preocupado que o doente possa ter alguma dor ou desconforto, discuta esta situação com o médico e a equipe de enfermagem.

  • Causa da morte

O falecimento da pessoa com demência pode ser provocado por outra doença. É provável que a pessoa esteja fragilizada nas fases finais. A sua capacidade para lidar com uma infeção ou outros problemas físicos estará comprometida devido ao progresso da doença. Em muitos casos, a morte pode ser provocada por uma doença aguda tal como uma pneumonia.

Baseado em Fases avançadas de Demência, Alzheimer’s Disease Society, UK.

foto – foter/carionoff

Deixe um comentário