Da redação:
Arte na terceira idade: quem disse que ser idoso é sinônimo de monotonia? Quem disse que chegar na terceira idade significa uma rotina pouco ativa?
Todos nós já sabemos que a arte traz inúmeros benefícios para a saúde, principalmente para as crianças, que ainda estão em desenvolvimento. Mas e para os mais velhos? Será que arte na terceira idade também faz bem?
De antemão, já podemos te dizer que a resposta é sim, a arte — de uma maneira geral — é sinônimo de inúmeros benefícios para os idosos. E se você quiser saber quais, é só continuar lendo esse artigo.
A VC Desenhos preparou um conteúdo incrível, com tudo o que você precisa saber sobre arte na terceira idade. Confira!
Arte na terceira idade: a importância na saúde
É comum a gente pensar que, quando ficar idoso, muito provavelmente teremos uma rotina menos agitada — o que quase sempre é verdade. Ao atingir a terceira idade, a tendência é diminuir o ritmo e cada vez menos ter compromissos.
Com isso, é comum que muitos idosos acabem ficando mais entediados, o que pode levar, inclusive, alguns a ter depressão. Afinal, também não é difícil vermos pessoas que, ao chegar em uma certa idade, não tenham muitas pessoas ao seu redor.
Sendo assim, você sabia que a arte na terceira idade pode ajudar muito na saúde dos idosos? Isso porque atividades como desenhar, por exemplo, estimulam muito a mente. Uma mente ativa e saudável é algo extremamente benéfico, principalmente para os mais velhos.
Além disso, o desenho também é uma forma de expressão e isso pode ajudar a superar medos ou até mesmo fobias.
5 benefícios da arte na terceira idade
Confira, a seguir, 5 benefícios que a arte na terceira idade pode trazer:
1- Melhora a criatividade
Ao desenhar ou se expressar através de qualquer forma de arte, o idoso estimula a sua mente e sua criatividade. Isso porque, quando realiza trabalhos manuais, o nosso cérebro ativa memória e concentração, uma vez que novas conexões são desenvolvidas.
2- Autoconhecimento
Nunca é tarde para se conhecer. Nem mesmo quando já se está na terceira idade. Uma vez que se trata de uma forma de expressão, quando desenhamos, estamos pondo para fora aquilo que está na nossa essência. Sendo assim, podemos dizer que a arte na terceira idade é um meio que o idoso pode utilizar como forma de conhecer melhor a si mesmo.
3- Reabilitação de movimentos
Quanto mais velhos vamos ficando, mais debilitado ficamos também. Seja por uma artrite, pela perda de cálcio nos ossos, ou qualquer outro motivo, é comum a perda parcial de alguns movimentos. Sendo assim, o desenho pode ser uma ótima ferramenta para fisioterapia e reabilitação.
4- Desenvolve habilidades novas
Certamente você já ouviu dizer que nunca é tarde para aprender. E realmente não é. Com o desenho — ou qualquer outra forma de arte — o idoso irá desenvolver novas técnicas e habilidades. E esse é um dos melhores benefícios da arte na terceira idade. Isso porque, quando desenvolvemos novas habilidades, também exercitamos a criatividade, entre outras coisas.
5- Memória
A arte na terceira idade é importante tanto para exercitar a memória, quanto para trazer à memória aquilo que já se tem. Afinal, ao desenvolver novas técnicas e habilidades, o idoso irá colocar no papel todas aquelas lembranças que vem a sua mente.
A verdade é que existem diversos benefícios que a arte na terceira idade pode trazer. E, para aqueles que pretendem fazer aulas presenciais, outro benefício é a integração social. Isso porque o idoso irá conviver e interagir com outras pessoas.
Fonte: VC Desenhos/ Foto de abertura: Freepick
Esta abordagem da realidade brasileira, corajosa e consciente, você só verá aqui no Portal Plena. Nós acreditamos que informação de qualidade é a base de uma sociedade melhor para TODOS. Compartilhe nossas publicações. Nós agradecemos!