A pandemia não acabou. Descaso preocupa Rejane Grotto, pesquisadora da Unesp, que lamenta fim precoce de medidas contra a covid-19

Posted by

Da Redação  

Acabou a Covid-19?

Os estados brasileiros estão em processo de abandono do uso de máscaras contra a covid-19. Soma-se a isso o fim das já frágeis políticas de testagem. “Essas mudanças trazem mais oportunidades para a ocorrência de festas e aglomerações, o que pode levar a uma transmissão maior do vírus”, lamenta a bióloga Rejane Maria Tommasini Grott, pesquisadora em Virologia da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). A cientista afirma que, na oposição do que é sensível pelas ruas do país, “a pandemia não acabou“.

Rejane engrossa a postura da Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo diretor, Tedros Adhanom, disse  que o drama não cessou. Entretanto, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que sempre adotou postura negacionista durante a pandemia, mantém sua posição. “Não se justifica mais todos esses cuidados no tocante ao vírus (…) Parece que a situação da pandemia acabou”, disse Bolsonaro.

Embora exista consenso na comunidade científica quanto a medidas de segurança mais brandas devido ao avanço da vacinação, algumas ações do poder público estão precipitadas. “Com a combinação de mais encontros presenciais, na forma de festas e encontros sociais, com a queda no uso de máscaras. É bastante óbvio que isso aumenta as chances de contaminação no caso da presença de um indivíduo infectado”, disse Rejane em entrevista ao Podcast Unesp.

Imagem de abertura: Helô D’Angelo – Brasil de Fato/Fonte: UNESP

Esta abordagem da realidade brasileira, corajosa e consciente, você só verá aqui no Portal Plena. Nós acreditamos que informação de qualidade é a base de uma sociedade melhor para TODOS. Compartilhe nossas publicações.  Nós agradecemos!

Deixe um comentário