Wanderley Parizotto – Economista
Organização
É a chave do sucesso das empresas. No começo, é muito difícil criar uma rotina. E quando falamos de organização, não é aquela empresa bem arrumadinha, com as mesas dos colaboradores em ordem.
Todos os processos administrativos precisam estar muito bem estabelecidos e atualizados e com o objetivo de melhorar a produtividade, a vida dos colaboradores e a satisfação dos clientes e por consequência, os resultados do negócio.
Modelo de negócio
O Modelo de Negócio é o caminho de como sua empresa faz para criar, entregar e capturar valor. É saber como sua empresa está e onde ela quer chegar, prevendo problemas, soluções e etc.. É a materialização dos objetivos com formas de trabalho, processos e como a empresa busca seus resultados e rentabilidade.
Ter um fluxo de caixa bem construído, para se ter uma fotografia real da situação e de caixa no dia, projetado para semana, mês e, dependendo do negócio, para prazos maiores. Assim, as correções poderão ser feitas para minorar problemas ou otimizar oportunidades.
Olhar novas tecnologias sem preconceito
Esbanjar com novos equipamentos e produtos sem necessidade, pode traçar um caminho sem volta. Por isso, ao aderir tecnologias, é preciso avaliar o impacto na sua prestação de serviços e/ou oferta de produtos.
Há muitas novas tecnologias direcionadas ao mundo corporativo. Identificar qual realmente irá te auxiliar a chegar aonde quer e bater cada vez mais metas deve ser a escolha certa.
Manter o quadro de colaboradores e reter talentos
Ter bons profissionais garante alta qualidade nos processos estabelecidos pela empresa. Eles são responsáveis pelo atendimento ao cliente, fornecedores, vendas, cobranças e etc.
A sua equipe precisa estar motivada e engajada. E para manter esse time é preciso dedicação, além de outros fatores. Muitos pensam que oferecer um bom salário já basta. Mas é preciso ir além. Boas condições de trabalho, treinamento constante, ferramentas adequadas de gestão, clima organizacional, são muito relevantes para o crescimento do negócio.
E o mais importante, o coletivo da empresa precisa saber claramente o que ela é, onde quer chegar e como, com metas e objetivos claros, budgets bem construídos e possíveis.
Todos os stakeholders precisam ser envolvidos e convencidos dos propósitos de crescimento da empresa.
-
Se achou importante, por favor, curta e compartilhe. Obrigado!