Etarismo na demissão da jornalista canadense Lisa LaFlamme estimula o debate: por que os cabelos brancos das mulheres incomodam tanto?

Posted by

O motivo seria, aparentemente, o de ter deixado de tingir os cabelos, tornando-se uma mulher grisalha…

A premiada Lisa LaFlamme Fotografia: retirada da Internet, do site do LaGuardian, creditada pela publicação a George Pimentel/REX/Shutterstock

 

São Paulo, 12 de setembro de 2022 – Lisa LaFlamme, âncora do CTV National News, um dos programas noturnos mais assistidos da TV canadense, acaba de ser demitida, aos 58 anos de idade. O motivo seria, aparentemente, o de ter deixado de tingir os cabelos, tornando-se uma mulher grisalha. Surpresa, Lisa  foi às redes sociais contar sua história, considerando-se totalmente apta a continuar trabalhando por muitos anos.

A história causou revolta em muitos de seus colegas, que a consideram uma profissional altamente qualificada e exemplar.

“Etarismo e sexismo, é isso o que ocorreu”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia – SBTri, Dr. Luciano Barsanti. O médico e tricologista brasileiro conta que recebe, em consultório, inúmeras mulheres que se veem, diariamente, lutando contra o preconceito capilar, um assunto que se fala muito, mas sobre o qual se age pouco, especialmente nas corporações. “Já tive pacientes que perderam os cabelos por procedimentos consecutivos, de alisamento, tintura e outros naturezas. O desespero de perder o emprego as levaram a procurar métodos invasivos, que as prejudicaram”, lamenta.

A não aceitação dos cabelos vai além, segundo o médico e tricologista. “Recebo, semalmente, cerca de três crianças que passam por procedimentos de alisamento dos fios e sofrem queimaduras no couro cabeludo ou desenvolvem alergias severas. Os pais optam por esses procedimentos devido ao bullying que seus filhos sofrem nas escolas. É a troca de um sofrimento por outro, infelizmente”, alerta.

Para o presidente da SBTri, é preciso que se realizem campanhas massivas e eficientes contra o preconceito, conscientizando a população sobre a aceitação dos cabelos. “Enquanto não houver campanhas educacionais, continuaremos observando o preconceito prosperar e a saúde das pessoas – física e mental – sendo coloca em jogo”, finaliza.

(fonte: assessoriadeimprensa/imagem divulgação)

**Sobre o Dr. Luciano Barsati

Dr. Luciano é médico e Tricologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia “SBTri”, membro titular do American Hair Loss Council – USA e da Sociedade Italiana de Tricologia, além de membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.

PortalPlenaGente+: informação que você usa e abre possibilidades de crescimento pessoal e profissional.   

Compartilhe nossas publicações.

Comente, curta!  Nós agradecemos!

Portal Plena Gente+

Deixe um comentário